Domingo, 03 de Julho de 2022
Curiosidades Entre também

5 motivos para uma franquia do segmento alimentício investir na gestão da cadeia de suprimentos

Especialista revela que é possível conquistar a excelência na padronização das entregas nas redes de franquia ao lado de um parceiro de supply chain

19/05/2022 às 08h40
Por: Redação Fonte: Markable
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O maior desafio para uma rede de franquia de alimentação é alcançar a excelência em todas as suas unidades por meio da padronização do cardápio. Para contribuir com esse patamar de profissionalização e a oferta de insumos contínua, Rodrigo Pitombo, sócio-fundador e CEO da KPL Supply Solution, uma logtech que realiza toda a gestão da cadeia de suprimentos do segmento de food service, listou cinco motivos para investir em um parceiro para a gestão da cadeia de logística, confira:

 

1. Mediação do relacionamento com fornecedores

 

Essa relação é muito desfavorecida quando deixada nas mãos dos franqueados, já que serão eles quem irão negociar os valores pontualmente. Isso pode acarretar aumento de custos e no caso deles não conseguirem arcar, a situação pode obrigá-los a mudar de fornecedor, prejudicando a padronização. “Com um parceiro exclusivo para essa finalidade, a rede como um todo se beneficia, já que o relacionamento com os fornecedores homologados será mediado por uma empresa especializada no assunto. Isso permitirá a negociação de melhores preços e condições especiais, já que será feito para um volume maior de lojas desta rede”, explica o executivo.  

 

 

2. Padronização de insumos

 

Já pensou em experimentar um prato em uma loja de uma rede de franquia em São Paulo e depois, na mesma rede, só que em Brasília, e encontrar a mesma qualidade de aparência e sabor? Esse é o grande sonho das redes de franquia: padronização nas entregas em todas as unidades. “Esse nível de padronização só é possível com estratégia e planejamento e a solução que muitas redes acabam encontrando é criar fábricas próprias, o que gera mais custos para a operação. Por isso, um parceiro que faça toda a gestão da cadeia de suprimentos faz muito sentido nesse quesito”, revela.

 

3. Armazenamento e controle de estoque

 

Outro ponto importante é o armazenamento, para que a matéria-prima comestível não fique próxima de outros itens que possam interferir em seu seu cheiro ou sabor, como produtos de limpeza. Além disso, os alimentos também precisam estar alocados em ambientes condizentes com sua necessidade de conservação, como no caso dos perecíveis, por exemplo, que precisam de refrigeração adequada. “O benefício ao terceirizar a gestão da cadeia de suprimentos é conseguir uma clara liberdade do controle de estoque, tanto de quantidade quanto de verificação de validade, que fica por conta do prestador de serviço, que gerencia todos esses detalhes”, explica.

 

4. Monitoramento das entregas

 

De nada vale fazer pedidos customizados, com uma boa negociação de preços, ter garantia de padronização de insumos de qualidade se a entrega não for feita em dia aos franqueados. “Um parceiro com frota dedicada a entrega garante que as lojas recebam todos os insumos necessários, com atualização em tempo real e sem que o franqueado precise se preocupar com cada status desta operação”, pontua.   

 

5. Economia e gestão inteligente de dados

 

Por fim, o franqueado pode centralizar todos os pedidos em um só lugar, por meio de uma plataforma customizada para o seu negócio, recebendo suas mercadorias regularmente e relatórios mensais para acompanhamento e adequações conforme as necessidades de sua loja. “O resultado é economia de tempo e dinheiro, além do benefício para a rede franqueadora, que ganha credibilidade com a padronização da operação em todas as unidades, permitindo a expansão em todo o Brasil com menores custos de forma segura e escalável”, finaliza o executivo.

 

Sobre a KPL Supply Solution

 

Fundada em 2018 pelos empreendedores Rodrigo Pitombo e Carolinne Couto, a KPL Supply Solution é uma logtech que realiza toda a gestão da cadeia de suprimentos do segmento de food service, especialmente no franchising. Além da expertise no transporte da carga, a empresa faz toda a gestão estratégica do fluxo de operação, garantindo a entrega de suprimentos aos pequenos e médios franqueados com o melhor valor de mercado, mais qualidade e de forma mais rápida. Atualmente a empresa conta com frota própria e terceirizada e centros de distribuição em São Paulo e no Rio de Janeiro. Saiba mais aqui

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários