Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!
Transportar produtos químicos requer muitos cuidados, tanto às pessoas quanto ao meio ambiente. Independentemente do tipo de produto, todo cuidado é pouco.
Pensando nisso, vamos falar sobre o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, mais conhecido pela sigla SASSMAQ.
Este é uma certificação não obrigatória, porém pode ajudar transportadoras no quesito excelência de serviço.
Ficou curioso? Então, bora lá saber mais?
Lançado por uma associação chamada Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abiquim) em 2001, o SASSMAQ é a sigla para Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade.
E como funciona na prática?
Basicamente, uma avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.
Desde 2005, o SASSMAQ é pré-requisito para transportadoras de produtos químicos.
O principal objetivo é reduzir riscos envolvidos em operações de transporte e distribuição, por meio de uma análise dos sistemas de gestão ambiental, saúde e segurança, como o próprio nome diz.
Portanto, as empresas químicas precisam ter garantias de que as operações de transporte de carga são conduzidas de maneira segura e eficaz em todos os aspectos, além de zelar pelas pessoas e o meio ambiente.
Vale ressaltar que implementar o SASSMAQ não é obrigatório. Porém, a Abiquim destaca que a aplicação gera um importante diferencial para as empresas certificadas, comprovando que elas oferecem serviços qualificados em operações de logística.
Há 6 divisões dos módulos desse sistema:
1- Rodoviário;
2- Estação de limpeza;
3- Terminais de armazenagem;
4- Granéis líquidos;
5- Navios;
6- Ferroviários.
Como falamos no tópico anterior, a certificação não é obrigatória. No entanto, para obter a certificação SASSMAQ é preciso seguir algumas etapas importantes.
Continue a leitura para saber!
Antes de entender a transportação de materiais químicos, precisamos classificá-los, já que, nem todos os produtos químicos possuem o mesmo nível de periculosidade ao meio ambiente e às pessoas.
Resumindo, produtos químicos são aqueles que contém um ou mais ativos pertencentes a tabela periódica e que podem representar risco para a vida orgânica. Exemplos de produtos químicos são:
Gases;
Explosivos;
Líquidos inflamáveis;
Tintas automotivas;
Baterias de lítio;
Fertilizantes;
Materiais radioativos de forma geral.
Sendo diferentes eles têm especificações próprias, que não se aplicam a outros, ou seja, mesmo estando dentro de uma categoria, há muitos cuidados que devem ser tomados de maneira única em cada produto.
Como foi possível ver nos tópicos anteriores, o SASSMAQ garante um certificado de boas práticas, com processos mais robustos e customizados, no qual é pré-requisitos definidos pela indústria química e pelo mercado vão resultar em um relatório factual detalhado, representando a situação da empresa certificada naquele momento.
Sendo um conjunto de boas práticas, monitoramento e melhoria contínua, com indicadores de desempenho, que agregam valor ao sistema e contribuem no resultado esperado e pré-estabelecido na estratégia da empresa, com o objetivo de reduzir riscos em operações de transporte e distribuição.
Agora que você já entendeu o que são os produtos químicos e para que serve o SASSMAQ, vamos entender o transporte de produtos químicos efetivamente. Para ocorrer de maneira legal é preciso que o motorista tenha uma série de certificações e autorizações, que são elas:
Declaração de carga emitida pelo expedidor com a descrição completa do produto transportado;
Guia impresso com instruções para caso haja um acidente;
Equipamentos de proteção individual (EPI’s);
Kit de emergência;
Documento que comprove a realização do Curso de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP);
Certificado de capacitação do veículo e dos equipamentos de transporte de produtos perigosos;
Documento de inspeção técnica veicular;
Documento fiscal do produto transportado;
Ficha de Emergência;
Manifesto do Transporte;
Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras;
Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos;
Comprovante de Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
À primeira vista pode realmente parecer um excesso de documentos, mas engana-se quem acredita que são irrelevantes no transporte de produtos químicos. Certificações como essas garante que o veículo, motorista e empresa estão plenamente aptos a realizarem tais serviços.
Dessa forma, é fácil identificar empresas sérias e comprometidas com aquelas que visam apenas o lucro sem se preocuparem com possíveis danos ao meio ambiente e sociedade.
Para obter a certificação do sistema, é preciso implementar as práticas exigidas pelo SASSMAQ de forma a ser avaliada e aprovada pela ABIQUIM.
Além disso, cumprir as licenças exigidas que devem ser validadas de acordo com a legislação Federal, Estadual e Municipal e particularidades e/ou exigências específicas de clientes.
A principal diferença entre os cursos diz respeito à quem eles são direcionados.
Os dois envolvem transporte de produtos químicos, porém o MOPP é direcionado aos motoristas que transportam esse tipo de carga e o SASSMAQ é direcionado às transportadoras responsáveis pelo manuseio da carga.
O certificado do SASSMAQ possui validade de dois anos após a data da avaliação.
Gostou do nosso conteúdo?
Então, compartilhe nos grupos de Zap e Facebook da rapaziada para mais pessoas saberem deste assunto!
Até a próxima!