Domingo, 03 de Julho de 2022
Artigos Saiba Tudo

Certificação para produtos químicos: o SASSMAQ pode ser o que você precisa

Ele não é obrigatório, mas vem ajudando transportadoras de produtos químicos a ter excelência de serviço

23/05/2022 às 11h29
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

 

Transportar produtos químicos requer muitos cuidados, tanto às pessoas quanto ao meio ambiente. Independentemente do tipo de produto, todo cuidado é pouco.

 

Pensando nisso, vamos falar sobre o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, mais conhecido pela sigla SASSMAQ.

 

 

Este é uma certificação não obrigatória, porém pode ajudar transportadoras no quesito excelência de serviço.

 

Ficou curioso? Então, bora lá saber mais?

 

Aqui você encontra:

 

O que é SASSMAQ

 

Lançado por uma associação chamada Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abiquim) em 2001, o SASSMAQ é a sigla para Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade.

 

E como funciona na prática?

 

Basicamente, uma avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química. 

 

Desde 2005, o SASSMAQ é pré-requisito para transportadoras de produtos químicos.

 

O principal objetivo é reduzir riscos envolvidos em operações de transporte e distribuição, por meio de uma análise dos sistemas de gestão ambiental, saúde e segurança, como o próprio nome diz. 

 

Portanto, as empresas químicas precisam ter garantias de que as operações de transporte de carga são conduzidas de maneira segura e eficaz em todos os aspectos, além de zelar pelas pessoas e o meio ambiente.

 

Vale ressaltar que implementar o SASSMAQ não é obrigatório. Porém, a Abiquim destaca que a aplicação gera um importante diferencial para as empresas certificadas, comprovando que elas oferecem serviços qualificados em operações de logística.

 

As 6 divisões da SASSMAQ

 

Há 6 divisões dos módulos desse sistema: 

 

1- Rodoviário;

2- Estação de limpeza;

3- Terminais de armazenagem;

4- Granéis líquidos;

5- Navios; 

6- Ferroviários. 

 

Como falamos no tópico anterior, a certificação não é obrigatória. No entanto, para obter a certificação SASSMAQ é preciso seguir algumas etapas importantes. 

 

Continue a leitura para saber!

 

 

Afinal, o que são produtos químicos?

 

Antes de entender a transportação de materiais químicos, precisamos classificá-los, já que, nem todos os produtos químicos possuem o mesmo nível de periculosidade ao meio ambiente e às pessoas.

 

Resumindo, produtos químicos são aqueles que contém um ou mais ativos pertencentes a tabela periódica e que podem representar risco para a vida orgânica. Exemplos de produtos químicos são:

 

  • Gases;

  • Explosivos;

  • Líquidos inflamáveis;

  • Tintas automotivas;

  • Baterias de lítio;

  • Fertilizantes;

  • Materiais radioativos de forma geral.

 

Sendo diferentes eles têm especificações próprias, que não se aplicam a outros, ou seja, mesmo estando dentro de uma categoria, há muitos cuidados que devem ser tomados de maneira única em cada produto.

 

O que de fato a SASSMAQ faz e quais são os seus benefícios?

 

Como foi possível ver nos tópicos anteriores, o SASSMAQ garante um certificado de boas práticas, com processos mais robustos e customizados, no qual é pré-requisitos definidos pela indústria química e pelo mercado vão resultar em um relatório factual detalhado, representando a situação da empresa certificada naquele momento.

 

Sendo um conjunto de boas práticas, monitoramento e melhoria contínua, com indicadores de desempenho, que agregam valor ao sistema e contribuem no resultado esperado e pré-estabelecido na estratégia da empresa, com o objetivo de reduzir riscos em operações de transporte e distribuição.

 

Transportar produtos químicos

 

 

Agora que você já entendeu o que são os produtos químicos e para que serve o SASSMAQ, vamos entender o transporte de produtos químicos efetivamente. Para ocorrer de maneira legal é preciso que o motorista tenha uma série de certificações e autorizações, que são elas:

 

 

À primeira vista pode realmente parecer um excesso de documentos, mas engana-se quem acredita que são irrelevantes no transporte de produtos químicos. Certificações como essas garante que o veículo, motorista e empresa estão plenamente aptos a realizarem tais serviços.

 

Dessa forma, é fácil identificar empresas sérias e comprometidas com aquelas que visam apenas o lucro sem se preocuparem com possíveis danos ao meio ambiente e sociedade.

 

Requisitos do SASSMAQ

 

Para obter a certificação do sistema, é preciso implementar as práticas exigidas pelo SASSMAQ de forma a ser avaliada e aprovada pela ABIQUIM. 

 

Além disso, cumprir as licenças exigidas que devem ser validadas de acordo com a legislação Federal, Estadual e Municipal e particularidades e/ou exigências específicas de clientes.

 

 

Saiba a diferença entre MOPP e SASSMAQ

 

A principal diferença entre os cursos diz respeito à quem eles são direcionados. 

 

Os dois envolvem transporte de produtos químicos, porém o MOPP é direcionado aos motoristas que transportam esse tipo de carga e o SASSMAQ é direcionado às transportadoras responsáveis pelo manuseio da carga.

 

Validade e renovação do SASSMAQ

 

O certificado do SASSMAQ possui validade de dois anos após a data da avaliação.

 

Gostou do nosso conteúdo?

 

Então, compartilhe nos grupos de Zap e Facebook da rapaziada para mais pessoas saberem deste assunto!

 

Até a próxima!

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários