Quarta, 17 de Agosto de 2022
Startup e Inovação Inadimplência

São Paulo registra o maior índice de IPVA atrasado dos últimos anos

Especialista em débitos veiculares tira dúvidas para a realização dos débitos

26/05/2022 às 12h59
Por: Redação Fonte: DOK Despachante
Compartilhe:
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Segundo dados da Sefaz (Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo), o número de veículos com IPVA atrasado teve um salto de 426,6% em 2022. O número passou de 1,226 milhão para 6,456 milhões no estado. A mudança brusca tem relação com a mudança do valor venal dos veículos que sofreu uma alta de 22,5% neste ano.

 

Sendo um dos impostos mais caros a serem pagos anualmente, a prática do atraso é algo comum entre os brasileiro mesmo com a obrigatoriedade do pagamento. Porém, essa prática pode causar problemas ainda maiores para os proprietários. 

 

Pensando em solucionar as dúvidas sobre o tema, Matheus Packs, fundador do DOK Despachante, primeiro despachante online do Brasil -  separou algumas dicas para que este problema seja resolvido: 

 

IPVA em atraso, quais as causas? 

Para os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado, a primeira consequência está relacionada à alta de juros imposto pelos dias e meses de atraso. No caso dos meses, o valor é contabilizado com a soma da taxa Selic. Além das alterações financeiras, outros empecilhos podem impactar diretamente a vida dos condutores. São eles: cadastro do nome do proprietário na Dívida Ativa, impedimento da realização do licenciamento e multa no valor total do imposto.

 

Emissão de multas

O atraso no IPVA não causa multas, porém trafegar com o documento em atraso é considerado infração de trânsito. Após o pagamento do IPVA, é preciso realizar o licenciamento do veículo - sem o pagamento anterior não existirá a  possibilidade dessa quitação. Sendo assim, o motorista que não realizar a quitação corretamente, poderá ser multado pela falta de documentação obrigatória. 

 

Apreensão de veículos

Na maioria dos casos, o veículo não pode ser apreendido apenas pelo atraso do IPVA. Porém, como comentado anteriormente, o proprietário é obrigado a estar com o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), conhecido como licenciamento, em dia. Ou seja, se o atraso do IPVA persistir por muito tempo, o prazo para atualização do licenciamento será perdido ocasionando a apreensão do veículo e aplicação de multa gravíssima no valor de R$293,47 segundo consta o Art. 230. 

 

Consulta de IPVA 

Diferente do que muitos pensam, para a realização da consulta não é preciso ir até o DETRAN. É possível entender toda a situação do IPVA rapidamente pela internet. O DOK Despachante, oferece a consulta deste e de outros débitos veiculares de forma gratuita. 

 

Como realizar o pagamento? 

Após a consulta da relação de débitos, é hora de realizar o pagamento. No mesmo site é possível gerar uma guia de pagamento com todos os impostos atrasados. Diferente dos sistemas comuns, é possível realizar a quitação dos débitos com parcelamentos em até 12x para todos os serviços (licenciamento, IPVA, multas, transferência e emplacamento de veículos).

 

DOK Despachante

Primeiro despachante online do Brasil com o intuito de simplificar o dia a dia do condutor com soluções tecnológicas para serviços veiculares além do pagamento de débitos, como transferência de veículo e seguro. O DOK oferece aos cliente opções de pagamento como, boleto, pix e cartão, sendo possível o parcelamento em até 6 cartões diferentes.  Todos os serviços são integrados ao sistema do Detran

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários