Quarta, 17 de Agosto de 2022
Artigos Dicas

Dicas de como escolher a melhor lona para o seu caminhão

Importância, o melhor tipo, diferenças de materiais… veja nossas dicas!

10/06/2022 às 13h04
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

 

Elas são importantes para proteger a carga durante toda a viagem. 

 

Pensando nisso, nós preparamos este artigo para você saber mais a respeito dos tipos, materiais, custo-benefício, qual é o melhor para cada carga e outras curiosidades.

 

 

Ficou curioso? Então, bora lá saber mais?

 

Aqui você encontra:

 

A importância da lona para o seu caminhão

 

O principal objetivo da lona para caminhão locomotiva é proteger a carga e os usuário da via, evitando que caia na via ou nos veículos próximos. Por isso, é muito importante evitar o seu desgaste, provocado por fenômenos naturais, como chuvas, ventos fortes e raios solares, pelo fato de estarem expostas a todo momento durante a viagem. No transporte de cargas, é uma opção ideal para proteção de frutas, verduras, legumes e grãos. 

 

Além disso, ela garante a qualidade e integridade dos produtos desde sua saída até chegada ao destino. Assim, oferece um transporte seguro e com riscos mínimos, além de mais tranquilidade para o motorista, quem envia e quem recebe.

 

O tamanho correto de lona para caminhão

 

Esse é um ponto necessário, por isso colocamos logo no início deste artigo. Sem as medidas ideais, não adianta pensar na qualidade, preço ou material utilizado na confecção da cobertura.

 

A situação ideal é quando a lona cobre toda a carroceria sem necessidade de esticar. Caso você precise fazer isso, a durabilidade da cobertura fica comprometida, pois há maior risco de surgirem rasgos e furos.

 

Por outro lado, uma lona muito grande dificulta a operação de cobertura, por ficar sobrando muito material. Isso faz com que ela fique frouxa demais. Dessa forma, quando o caminhão atinge velocidade mais alta, o vento desloca a cobertura e poderá haver danos ou até mesmo perdas de mercadoria. E isso não é legal, não é verdade?

 

5 tipos de lona e tipos de materiais

 

Agora que falamos sobre o tamanho da lona ideal para o seu caminhão e a importância disso para garantir um bom serviço, vamos te mostrar quais são os tipos e quais materiais de fabricação. Veja abaixo!

 

1- Lona plástica: essa lona pode ser usada apenas como quebra-galho, no caso de um imprevisto ou para uso temporário. Pois a qualidade de seu material tem baixa densidade, protegendo pouco a carga. Além disso, ela tem baixa resistência.

 

 

2- Lona para cobertura estática: ao contrário das lonas plásticas, as de cobertura estática têm alta densidade de material e isso faz com que a resistência a variações climáticas seja maior, o que confere a este modelo um bom custo-benefício. No entanto, ela é indicada apenas quando o tipo de carga a ser coberta não demanda manuseio frequente.

 

 

3- Lona de algodão encerado: a lona de algodão encerado é indicada quando o abrigo contra a água e altas temperaturas são fatores determinantes para a proteção da carga. Por passar por um processo de enceramento e ser feita de algodão, essa lona é bastante impermeável e tem maior durabilidade. Sendo assim, elas garantem uma boa circulação do ar e são indicadas para cobrir as mais variadas cargas de produtos sólidos e aerados, como caixas de verduras e legumes, sacarias de café, açúcar, farinha, entre outras.

 

 

4- Lona vinílica de PVC: o material utilizado na confecção dessa lona tem grande capacidade de resistência contra ressecamentos e variações de temperatura. Isso ocorre porque sua matéria-prima recebe aditivos anti-UV. Além do mais, é bastante durável. Por conta disso, é muito utilizada no transporte de produtos a granel, como grãos e adubos.

 

 

5- Lona de tela: a lona de tela é mais utilizada quando se deseja apenas que a carga não caia do caminhão. Por isso, seu uso é mais comum para cobrir caçambas ao carregar materiais inutilizáveis, como entulho e lixo.

 

 

Como saber o custo-benefício de uma lona

 

Como acontece com grande parte dos itens relacionados ao caminhão, a lona também tem um preço elevado, ainda mais quando se trata das maiores e mais resistentes. Por isso, é preciso fazer uma compra bem pensada para não perder dinheiro.

 

Veja quais tipos de lona atendem à sua demanda e os respectivos preços. É bom fazer uma pesquisa e comparar todas as características, como: tamanho; material; qualidade; gramatura; quantidade de ilhoses e preço.

 

Depois disso, veja o que é mais interessante para você do ponto de vista do custo-benefício, pois uma lona de qualidade superior para o seu veículo pode ser mais cara que uma inferior, mas também durará por mais tempo. Da mesma forma, se esta lona for muito mais cara, pode inviabilizar a compra, e essas questões você precisa colocar na ponta do lápis.

 

Quais os cuidados com a lona do seu caminhão

 

Para conservar melhor sua lona de cobertura, siga essas dicas para manter a sua durabilidade:

 

  • Não utilize cabos ou ganchos para esticá-la; 

  • Evite forçar a lona contra cantos vivos da carga ou carroceria; 

  • Não arraste a lona sobre superfícies ásperas; 

  • Dobre-a e empilhe-a sobre uma plataforma de madeira, sem contato com o chão ou paredes úmidas; 

  • Nunca dobre nem guarde a lona molhada; 

  • Evite que ela fique solta na parte traseira quando estiver sendo utilizada após a amarração; 

  • Lave-a após o término de cada viagem (com água e sabão neutro) e evite contato com produtos químicos e corrosivos.

 

Bônus!

 

  • Evite deixar o material exposto sob sol intenso;

  • Guarde a lona em local coberto e ventilado;

  • Nunca guarde a lona molhada para evitar mofo;

  • Não utilize a lona locomotiva para cobrir cargas que possam corroê-la;

  • Não deixe que ela fique solta na parte traseira após a amarração.

 

Gostou do nosso conteúdo?

 

Então, compartilhe nos grupos de Zap e Facebook da rapaziada para mais pessoas saberem deste assunto!

 

Até a próxima!

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários