Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!
Muitas empresas que trabalham com distribuição de produtos lidam com uma logística muito complexa e preferem terceirizar o serviço de transporte das mercadorias até os clientes.
Esses são os embarcadores, eles precisam contar com um meio de transporte para deslocar seus produtos de um ponto até o outro.
E é aí que a transportadora fica responsável por trafegar os produtos desde o ponto de coleta até a sua entrega.
Ficou curioso? Então, bora lá saber mais?
Atenção à qualidade do negócio
Integração de documentos e processos na cadeia logística
Otimização dos custos e serviços
Gerenciamento das operações
Destaque no mercado
Tecnologia em dia
Na gestão de transportes, dois conceitos estão muito relacionados, mas, ao contrário do que muitos pensam eles possuem significados diferentes. Estamos falando de Embarcador e Transportador. Enquanto o primeiro é o dono das mercadorias a serem transportadas e quem precisa que o deslocamento seja feito, o segundo é o responsável pelo transporte e pelo tráfego em si.
Para que não haja dúvidas:
Embarcador: o empreendedor, o dono da mercadoria;
Transportador: aquele que encarregado/responsável/contratado por enviar a mercadoria.
Diversas são as razões pelas quais as empresas buscam terceirizar o transporte de cargas e demais processos logísticos, tendo os motivos variados de acordo com o segmento e política de cada empresa. Porém, é possível destacar os principais, que são:
Os embarcadores buscam a necessidade de soluções para manter o foco e a qualidade nos serviços prestados. Além de obter informações ágeis, precisas e confiáveis a gestão de transporte e logística pode gerar lucro e reter custos desnecessários. E aí que empresas de transportes que estejam atualizadas com tecnologia saem na frente, ou seja, têm vantagem competitiva no mercado, além de terem a satisfação de seus clientes.
O controle de produção é de grande importância no meio logístico. A evolução dos procedimentos logísticos e a integração interna e externa, com foco nos serviços prestados ao cliente é de grande vantagem devido a qualidade da TI (Tecnologia da Informação). Para uma melhora nesse processo, as transportadoras precisam incrementar o desempenho operacional com estruturas mais flexíveis utilizando tecnologias que possibilitem a integração eletrônica de dados entre embarcador e prestadora, redesenhando assim as suas cadeias de valor. Isso só reforça o que falamos anteriormente.
O cálculo de melhores rotas de acordo com a localização geográfica, tipo e volume de mercadorias a ser transportada também ajuda no processo de redução dos custos. Serviços como rastreamento de entregas facilitam o processo da agilidade e qualidade na entrega da carga e podem fornecer informações a respeito do tempo gasto, assim como demais detalhes sobre o trajeto.
O gerenciamento inclui o projeto e a administração de sistemas tecnológicos para controlar o fluxo de materiais, os estoques em processo e os produtos acabados, com o objetivo de fortalecer a estratégia das unidades de negócios da empresa.
O ambiente empresarial convive com mudanças estruturais e tecnológicas devido à grande globalização do mercado. Desta forma, a competitividade entre empresas aumenta de forma contínua. Para driblar toda essa concorrência, empresas adotam, entre conjuntos variados de alternativas, estratégias de terceirização. A contratação destes serviços terceirizados está ligada a fatores como, demanda, produção, inovação e tecnologia. Além de aumentar a qualidade de serviços aos clientes com mais facilidade, buscando controle das informações e das atividades realizadas no processo de transporte.
Para atender as exigências de reduções de custos logísticos necessárias, as empresas adotam serviços de tecnologia da informação e softwares que atuam no gerenciamento de transportes e rede de comunicação. A utilização de ferramentas de gestão de transportes atua nesse sentido, trazendo aos prestadores o controle de todas as atividades de coleta, entrega e recebimento das mercadorias, assim como na emissão e gerenciamento dos documentos fiscais necessários para a fluidez da operação.
O embarcador lida com a documentação necessária para concluir o procedimento de transporte, para que não ocorram complicações durante o processo de envio de carga. Uma dessas documentações necessárias é o conhecimento de embarque .
Além do transporte de mercadorias, também são responsáveis pela embalagem e identificação das mercadorias. Assim como o embarcador está envolvido em empacotar e transportar as mercadorias de um local, há outro encarregado de receber a carga no destino.
Se a carga não for embalada e rotulada corretamente, quem receber terá dificuldade em entender o conteúdo da carga. Essa dificuldade pode causar problemas. Portanto, embalar e rotular a carga adequadamente é um fator que precisa ser tratado com muito cuidado pelo embarcador.
Gostou do nosso conteúdo?
Então, compartilhe nos grupos de Zap e Facebook da rapaziada para mais pessoas saberem deste assunto!
Até a próxima!