A Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo enviou uma nota ao Portal On Truck sobre o atual cenário do transporte rodoviário do Brasil, diante dos sucessivos aumentos do diesel.
A Fetrabens alerta para um possível apagão do setor e pede ajuda ao governo federal. Segue abaixo a nota na íntegra:
“Os sucessivos aumentos do valor do óleo diesel e a falta de previsibilidade desses reajustes estão causando a inoperabilidade das atividades dos transportadores autônomos de cargas no Brasil.
A Fetrabens entende que, na atual conjuntura, o Brasil está prestes a sofrer um possível apagão no transporte rodoviário, a partir de uma paralisação orgânica dos transportadores autônomos de cargas, uma vez que a eles não lhes é mais possível exercer seu trabalho com a previsão mínima dos seus custos. (Sem dinheiro ou crédito para abastecer seu veiculo para a próxima viagem)
É imprescindível que o Governo Federal, alinhado ao Poder Legislativo, ofereça políticas públicas efetivas, promova ações conjuntas para concessão de benefícios tributários, elimine os atravessadores e interfira na política de preços dos combustíveis da Petrobras, pois a estatal deve se adequar aos interesses nacionais do povo Brasil”.