Sexta, 12 de Agosto de 2022
Fabricantes Reforço

Scania celebra 65 anos no Brasil reforçando compromissos com a descarbonização

Fabricante sueca inaugura ampliação da fábrica de motores; um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e uma Estação de Tratamento de Efluentes em sua planta

29/06/2022 às 10h05 Atualizada em 29/06/2022 às 10h11
Por: Redação Fonte: Scania
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Referência mundial em transporte e logística, a Scania completa 65 anos no Brasil e comemora, junto aos clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros de negócios e a sociedade em geral, sua colaboração para a história da indústria automotiva nacional e protagonismo da transformação para um mundo cada vez mais sustentável. “Temos muito orgulho da nossa trajetória e de tudo o que aprendemos até aqui, e celebramos o hoje da melhor forma possível: reforçando nossos compromissos com a descarbonização, investindo em pesquisa e desenvolvimento, pessoas e projetos de vanguarda que ditarão os próximos 65 anos. O futuro se faz agora”, diz Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America.

 

A fabricante sueca, que desde 2016 vem ampliando sua jornada de sustentabilidade, destaca seu sistema global de produção com a entrega da ampliação de sua Fábrica de Motores e de um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. “Operamos como uma extensão da Suécia, nossa casa matriz e temos um produto global, portanto ambas iniciativas consolidam essa estratégia”, afirma Christopher. “Nossas soluções são lançadas primeiro na Europa e depois na América Latina, com um intervalo de seis ou nove meses. De qualquer forma, a plataforma é a mesma, e é possível usar uma cabine produzida no Brasil em um caminhão feito na Suécia, e agora o motor”, ressalta o executivo.

 

Além desses investimentos, a Scania inaugura sua Estação de Tratamento de Efluentes. “Praticamos sustentabilidade dentro e fora de casa. Toda nossa operação industrial é pensada de forma a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o uso de recursos naturais. Com esse projeto vamos tratar 72 milhões de litros de água por ano e consequentemente vamos ter  85% da água consumida oriunda de reuso.” explica. Segundo Podgorski, as ações estão dentro do ciclo de investimento  (2021-2024) no montante de R$1,4 bilhão, recurso dedicado à atualização e modernização do parque industrial e desenvolvimento de tecnologias alternativas.

 

Pronta para o Proconve 8

 

A partir de 2023 já está valendo no Brasil a etapa P8 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), equivalente à tecnologia Euro 6, vigente na Europa desde 2014. Apesar dos atrasos ocasionados pela pandemia e os desafios com a falta de componentes, a Scania seguiu determinada e comprometida e está pronta. “Há quase três anos, o programa envolve centenas de profissionais especializados de várias áreas da empresa e, de forma indireta, quase toda a organização está empenhada com as exigências.”, explica o CEO. Os motores a gás e biometano da Scania, tecnicamente, já atendem aos níveis de emissões de poluentes do Proconve P8 (Euro 6).

 

Os novos motores atenderão inicialmente os mercados de exportação. As demais regiões na América Latina, inclusive o Brasil, também serão contempladas gradativamente, conforme a estratégia de implementação da solução de cada mercado. 

 

 

Jornada da sustentabilidade

 

Desde 2016 a Scania começou uma jornada sem volta em direção a um ecossistema de transporte e logística mais sustentável. Tanto assim que em 2020 se tornou a primeira fabricante de veículos comerciais do mundo a ter suas metas climáticas aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), definindo, com base nos dados de 2015, foram estabelecidas duas metas até 2025: reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa das operações industriais e comerciais do grupo, com foco nos Escopos 1 (emissões próprias) e 2 (emissões da energia adquirida); e reduzir em 20% as emissões de carbono equivalente na frota circulante (ônibus e caminhões produzidos pela empresa que rodam nas mãos de terceiros), com foco no Escopo 3 (emissões indiretas). Em 2021, a empresa anunciou globalmente a adesão à iniciativa Climate Pledge, liderada pela Amazon e a Global Optimism, com o compromisso de ser carbono neutro até 2040 (net zero), 10 anos antes das metas estabelecidas no Acordo de Paris.

 

“Para alcançar metas tão urgentes, o ciclo de investimento de R$1,4 bilhão (2021-2024) tem viabilizado a atualização e modernização do parque industrial da Scania, a implementação da nova plataforma de motores, assim como projetos ligados ao desenvolvimento de tecnologias alternativas. Construímos um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, a nossa própria Estação de Tratamento de Água e uma nova Fábrica de Motores, que será inaugurada em outubro deste ano”, conta Podgorski.

 

Estudo Net Zero 2050

 

Em busca de dados e fatos e para contribuir para a tomada de decisão sobre os caminhos para descarbonização do transporte, a  Scania desenvolveu juntamente com a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas e a Bain & Company o estudo “Transporte Comercial net-zero 2050: caminhos para a descarbonização do modal Rodoviário no Brasil”.  O documento apresenta possíveis cenários para o país avançar na descarbonização do setor.

 

Entre os principais achados do estudo, está o fato de que para a equação brasileira será preciso incorporar todas as tecnologias existentes para fazer frente à meta zero carbono. “A demanda de energia gerada por caminhões e ônibus no Brasil precisará ser atendida por um ‘mix’ de tecnologias já desenvolvidas ou em desenvolvimento, devido a uma série de variantes como a matriz energética e a vocação do país, infraestrutura, regulamentação necessária, necessidade de renovação de frotas, entre outras necessidades. O futuro do nosso transporte rodoviário será eclético”, explica Christopher Podgorski.

 

https://materiais.pactoglobal.org.br/transporte-comercial-net-zero-2050

 

Tecnologia elétrica em teste

 

Outra grande novidade que marca os 65 anos da Scania no Brasil é a presença de dois veículos elétricos na planta de São Bernardo do Campo, para testes. Um ônibus movido a bateria elétrica (BEV), que está sendo usado unicamente pela equipe de engenharia nacional e funciona como uma espécie de ônibus-escola. “O Brasil sempre foi um importante laboratório para nossos produtos. E o elétrico será uma grande oportunidade de aprendizagem para ajudar a adaptar esta tecnologia às condições da América Latina e ainda desenvolver competência dentro e fora da Scania.”, conta Christopher. O ônibus protótipo passa por testes, ajustes e adaptações às condições climáticas severas e topografia brasileiras.

 

Um caminhão elétrico também será usado por equipes brasileiras para testes semelhantes. “Nossa jornada pela descarbonização passa por várias fases e enquanto algumas tecnologias já estão em circulação no Brasil, como o biometano, outras que já são realidade na Europa estão em fase de estudos e passam por testes por aqui. Completar 65 anos com uma performance tão arrojada em inovação e tecnologia é um orgulho para nós e queremos que seja um incentivo para os nossos colaboradores”, afirma Podgorski.  “Temos um objetivo claro que é o de ampliar o conhecimento sobre a eletrificação dos veículos pesados”, conclui.

 

Transformação por meio da arte

 

Para marcar os 65 anos da Scania no Brasil de um jeito colorido, lúdico e inspirador, e como forma de presentear a cidade e população de São Bernardo do Campo, a Scania Latin America está produzindo uma intervenção artística nos muros de sua planta. Uma galeria de arte em grafite está sendo desenvolvida pelo artista  Helder Holiveira e os parceiros do coletivo de artes visuais OS TRÊS (@osxtres), Adriano Bizonho e Gelson Salvador.  “Com essa iniciativa queremos integrar nosso propósito de tornar o mundo mais sustentável com a cidade de São Bernardo do Campo. E escolhemos a arte para isso, pois acreditamos que ela é uma ferramenta poderosa de transformação e inclusão. Vamos criar uma galeria de arte a céu aberto com grafites coloridos. Dois dos muros serão assinados pelo artista local Helder Holiveira e o terceiro será fruto de uma ação social para formação de jovens em situação de vulnerabilidade. Esse é o nosso presente para a cidade e convite para a população refletir sobre sustentabilidade, o cuidado com o planeta, o mundo e as pessoas. Quem sabe não teremos aqui um ‘beco do Batman’ de São Bernardo do Campo?”, diz Patricia Acioli, responsável por Relações Corporativas da Scania Latin America.

 

O primeiro espaço já está pronto e fica no muro da Estação de Tratamento de Água da Scania, ao lado da portaria 9, na Av. José Odorizzi. Em aproximadamente 600 metros quadrados, os desenhos feitos pelos artistas grafiteiros convidam os visitantes a pensar a sustentabilidade, o cuidado com o planeta, o mundo e as pessoas, a partir de uma pequena história que tem como ponto de partida os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

Scania lança Edição Comemorativa de 65 anos de Brasil

 

Para celebrar o Jubileu de Safira no Brasil, fabricante sueca cria caminhão exclusivo com condições imperdíveis; ônibus e motores ganham selo alusivo

 

São Paulo, 27 de junho de 2022 – Para manter a tradição, ao comemorar mais uma data importante, a Scania apresenta ao mercado a Edição Comemorativa de 65 anos de Brasil. A fabricante preparou um pacote atrativo com diversas vantagens, dentre as quais pagar a primeira parcela do financiamento apenas em 2023. Além dos caminhões, pela primeira vez a marca criou um selo para que o cliente possa aplicar nos ônibus e também na linha de motores industriais, marítimos ou para geração de energia. O selo de 65 anos poderá ser colocado no local de escolha do comprador.

 

“Quando a Scania prepara uma edição especial, não mede esforços para entregar um produto inesquecível. Não poderíamos deixar de marcar pra sempre o aniversário de 65 anos de Brasil. Tenho certeza de que será um sucesso, mas os interessados precisam correr, afinal haverá apenas 265 unidades disponíveis. Teremos duas opções de compra. Além da tradicional venda do produto personalizado, clientes que já tenham caminhões programados e faturados para serem entregues entre setembro e dezembro poderão transformá-lo em 65 anos. Basta ajustar os valores com a concessionária”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. O valor do pacote completo para tornar o veículo um modelo 65 anos é R$ 35 mil, tanto para produtos já encomendados quanto para novos.

 

A Edição Comemorativa de 65 anos de Brasil está disponível nos modelos pesados RH 450 4x2 e 6x2, de 450 cavalos de potência, e RH 540 6x4, de 540 cavalos. Os motores de ambos são de 13 litros Euro 5 que desenvolvem torques respectivos de 2.350Nm entre 1.000-1.300 rpm e de 2.700Nm entre 1.000-1.350 rpm.

 

“A identidade visual escolhida explora grafismos diferenciados, que valorizam as linhas do caminhão em comunhão com o design e aerodinâmica da cabine, e trazem uma sensação de movimento. A cor exclusiva Nardo Gray levará o comprador a uma experiência contemporânea, seguindo a tendência atual da indústria automobilística, num apelo mais esportivo. Pela primeira vez, adesivamos a grade dianteira e o resultado ficou magnífico. Uma verdadeira obra de arte”, diz Munhoz.

 

A Scania seguiu a estratégia da última edição especial, a Heróis da Estrada, de 2020, que de forma inédita trouxe a solução completa com produto, serviços e alternativa financeira. “Este veículo vai propiciar uma disponibilidade incrível ao cliente, que vai pagar um preço de programa de manutenção standard com os benefícios do Flexível Uptime, uma categoria acima, ainda levando o Control Tower, que só está incluso no Premium Flexível Uptime”, completa o diretor.

 

A Edição Comemorativa de 65 anos está equipada com teto alto, defletores, saia lateral, pintura nas cores na cor Nardo Gray exclusiva e customizada na saia lateral, nos paralamas e retrovisores. Completam os itens que tornam a edição 65 anos imperdível: faróis de milha no teto e na grade, geladeira, faróis H7, climatizador e rodas de aço preta, além do Pacote Clássico (customizável).

 

Pacote de serviços para aumentar a disponibilidade

 

Se o cliente adquirir a Edição Comemorativa de 65 anos de Brasil e contratar o programa de manutenção Scania Standard Flexível vão estar inclusos as manutenções preventivas, com preço sem variações durante os anos de vigência, e o kit disponibilidade especial. O kit contempla a cobertura por quatro anos de manutenção preventiva e corretiva do trem de força (apenas peças banhadas a óleo do motor, caixa de câmbios e do diferencial), Control Tower (gestão da eficiência e processos em todas as oficinas da rede Scania, FIT Uptime (relatórios de disponibilidade do veículo, de performance e potencial de economia de combustível e Pacote Desempenho de conectividade, o mais completo, com dados dos veículos e estilo de condução dos motoristas.

 

Soluções financeiras para facilitar a compra

 

As 265 unidades disponíveis da Edição Comemorativa de 65 anos de Brasil também dispõem de condições imperdíveis e exclusivas pelos Serviços Financeiros Scania. Pelo financiamento via Scania Banco, o cliente só pagará a primeira parcela em 2023 (sujeito à aprovação de crédito), são seis meses de carência e sem parcelas intermediárias (modalidade CDC). Pela Scania Corretora de Seguros mais vantagens, com desconto de 12% no prêmio do seguro e parcelamento em 10x sem juros. Por fim, o Scania Consórcio, em comemoração aos 40 anos de sua fundação também em 2022, propiciará um desconto de 1,5% na taxa de administração para quem adquirir uma cota.

 

Uma história contada em 13 momentos inesquecíveis

 

Com a Edição Comemorativa 65 anos de Brasil, a Scania atinge 13 séries ou edições especiais. Em 1991, foi lançada a primeira delas, a Jubileum, que marcou a comemoração do centenário mundial da fundação da marca. Com a chegada do novo milênio, em 2000, foi criada a Millenium, com mil unidades. Em 2001, a edição Horizontes resgatou a típica cor laranja, que celebrizou os “jacarés” dos anos 1960 e 1970, e 1980-81. No mesmo ano, chegou uma das mais lembradas até hoje, a “Rei da Estrada”, com o retorno do motor V8 e injeção eletrônica. No ano de 2007, a Silver Line foi escolhida para comemorar os 50 anos de Brasil.

 

Em 2010, outro momento para celebrar o V8 com a “King of the Road”. Em 2012, o R 440 festejou os “55 anos de Brasil”. No ano de 2015, chegou a Griffin Edition, nas versões R 440 e R 480, na cabine Streamline. Em 2017, a “Edição Especial 60 anos” trouxe o R 440 com a cor azul celeste e as faixas icônicas do T 113 para celebrar seis décadas no país. Na Fenatran de 2019, as primeiras edições especiais da Nova Geração com o “V8 – 50 anos” e o R 450 “Vintage”. O R 440, modelo mais vendido da história da marca, é o recordista com três participações.

 

Em 2020, uma das homenagens mais lendárias foi a Edição Especial Heróis da Estrada, com os modelos R 450 6x2 e R 410 4x2. A Heróis da Estrada nasceu junto com o Dia da Paixão Scania para celebrar o aniversário da marca no Brasil. No auge do sofrimento de todos os setores por conta da pandemia da Covid-19, a Scania resolveu apoiar o negócio do cliente e render uma homenagem àqueles que movem o Brasil sobre rodas, os motoristas, autônomos e transportadores de todos os tamanhos de frotas.

 

Scania comemora 65 anos de história no Brasil sustentando o futuro como propósito

 

Fabricante chegou em 1957 no Brasil e desde então vem revolucionando o mercado com produtos, serviços e soluções para tornar a operação do cliente mais rentável

 

São Paulo, 27 de junho de 2022 – A Scania, empresa conhecida por seu pioneirismo e inovação na indústria automotiva, celebra, no próximo sábado (2 de julho), 65 anos de presença no Brasil. Foi o mercado nacional que recebeu a primeira fábrica fora da Suécia, sua matriz, em 1962, e onde se tornou referência de soluções que propiciam rentabilidade e disponibilidade para clientes de caminhões, ônibus e de motores industriais, marítimos e para geração de energia.

 

“Estamos comemorando esse Jubileu de Safira com nossos colaboradores e ao lado da nossa competente rede de concessionárias. São mais de 23 mil dias de Brasil, tendo em cada segundo o cliente em primeiro lugar. Na busca incansável por oferecer as soluções mais adequadas para gerar a máxima rentabilidade, que por consequência trará muito mais disponibilidade para tornar a operação de qualquer perfil de cliente mais eficiente”, afirma Fábio Souza, vice-presidente e diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Nesses próximos anos, vamos seguir conduzindo a Scania na liderança da transição para um setor de transporte mais sustentável, pois sustentar o futuro é o nosso propósito.”

 

“A Scania tem uma história de conexão profunda com o Brasil, com o povo brasileiro. Nossos caminhões e ônibus estão presentes nas estradas, nos jornais, nas revistas, em fotos, livros, vídeos, portais e redes sociais, ajudando o progresso brasileiro ao longo dessas seis décadas. Estamos marcados neste contexto, o que nos enche de orgulho”, diz Souza. “Outro marco da nossa atuação é o relacionamento com o cliente: estamos e estaremos sempre ao lado dele. São gerações de desbravadores transportadores e de operadores de ônibus que expandiram empresas, prosperaram suas vidas, das suas famílias e de milhares de colaboradores em virtude dos empregos que geraram. Além dos autônomos, que carregam o Brasil sobre rodas “Estamos comemorando esse Jubileu de Safira com nossos colaboradores e ao lado da nossa competente rede de concessionárias. São mais de 23 mil dias de Brasil, tendo em cada segundo o cliente em primeiro lugar. Na busca incansável por oferecer as soluções mais adequadas para gerar a máxima rentabilidade, que por consequência trará muito mais disponibilidade para tornar a operação de qualquer perfil de cliente mais eficiente”, afirma Fábio Souza, vice-presidente e diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Nesses próximos anos, vamos seguir conduzindo a Scania na liderança da transição para um setor de transporte mais sustentável, pois sustentar o futuro é o nosso propósito.”

 

A história da Scania no Brasil começou em 1957, quando a empresa ainda carregava o nome Scania-Vabis do Brasil S/A. Na época, os veículos vinham desmontados da Suécia e ficavam sob responsabilidade da Vemag, marca que os comercializava em São Paulo. A partir da década de 1960, a Scania passou a produzir integralmente seus caminhões e ônibus na fábrica inaugurada em 1962 em São Bernardo do Campo (SP), polo da industrialização nacional.

 

A linha do tempo da Scania no Brasil é marcada por diversos pioneirismos, destaques e lançamentos. A revolução do L 75, em 1958, que mudou o conceito da oferta de caminhão no país; a introdução da direção hidráulica, em 1963, no ônibus B76; a suspensão pneumática no eixo traseiro dos ônibus, em 1968; a nova revolução com a chegada dos “Jacarés”; o primeiro ônibus com motor traseiro (BR 115) no ano de 1972; a inauguração da cabina “cara-chata” com o LK 140 em 1974; o primeiro articulado do país (B 111 RS), em 1978; o lançamento do intercooler, em 1983; a transformação do conceito de caminhão com a chegada da Série 3, em 1991, até hoje uma das mais lembradas; a apresentação do chassi 8x2 (1998) são alguns dos destaques.

 

O ano de 1998 marca ainda a introdução de outras duas novidades no mercado: o freio auxiliar Retarder e a injeção de combustível totalmente eletrônica. Já em 1999, foi a vez da chegada do L94 UB, o primeiro ônibus urbano de piso baixo. Em 2001, dois pioneirismos: a caixa automatizada Opticruise e o ônibus de 15 metros; no mesmo período, um novo jeito de pensar e fazer Serviços, sem precedentes na indústria, é implantado; a nova elevação do patamar de um caminhão, em 2007, com a chegada da família P, G e R, e de ônibus com a Série K, no ano seguinte. Em 2011, importantes contribuições ao meio ambiente: a marca passa a comercializar  os motores Euro 5, com a  venda dos primeiros ônibus a etanol e o lançamento na América Latina do caminhão movido a este combustível. Em 2015, aconteceu o lançamento do ônibus biarticulado, o primeiro com motor dianteiro; o ano de 2016 foi marcado pela  chegada do primeiro ônibus nacional movido a GNV e/ou biometano. Em 2017, a apresentação dos Serviços Conectados Scania e do revolucionário e pioneiro programa de manutenção com planos flexíveis. Em 2018, veio o lançamento da Nova Geração de Caminhões, que entrega uma economia de combustível de até 20% em comparação à geração anterior. Junto da novidade, foi implementado um novo formato de vendas de soluções de transporte, com base no conceito Tailor Made For Application (TMA), que personaliza ainda mais a experiência do cliente e permite a entrega da solução ideal para a operação de cada cliente.

 

Scania comemora 65 anos de Brasil com lives e ações com clientes

 

Dia da Paixão Scania terá convidados especiais em programação pelo YouTube entre os dias 29 de junho e 1º de julho; concessionárias organizarão eventos

 

São Paulo, 27 de junho de 2022 - No próximo sábado, dia 2, a Scania vai completar 65 anos de presença no Brasil. Para comemorar este marco, será realizada a terceira edição do Dia da Paixão Scania, que vai reunir executivos da marca, colaboradores, clientes e fãs para trazer conteúdos diversos sobre o setor de transportes e a história e as perspectivas futuras da empresa. O evento será totalmente online, transmitido pelo canal oficial da Scania Brasil no Youtube entre os dias 29 de junho e 1º de julho. Além disso, as concessionárias vão receber clientes em eventos presencias até o mês de agosto.

 

O Dia da Paixão Scania foi criado em 2020 para celebrar o aniversário de presença da fabricante no país, que chegou ao Brasil em 2 de julho de 1957. São três dias de lives que antecedem a data comemorativa.

 

“Na edição 2022 do Dia da Paixão Scania comemoramos mais um ano de realizações no país. Dessa vez, de forma muito especial, afinal são 65 anos de Brasil trazendo inovações e tecnologias que revolucionaram o ecossistema de transportes, e contribuem para o desenvolvimento de nossos clientes. Neste momento, contamos com a experiência do passado e a confiança do presente para seguir ofertando a melhor solução de transporte que nos projetam para um futuro ainda mais promissor”, afirma, Márcio Furlan, diretor de Marketing, Comunicação e Experiência do cliente da Scania no Brasil.

 

O Dia da Paixão Scania 2022 traz em sua programação diversas rodas de conversa online e abertas ao público. “É importante relembrar os acontecimentos que marcaram o mercado automotivo para observar a evolução da Scania em paralelo à do setor. Os eventos do Dia da Paixão Scania são exemplos da necessidade de unir esforços para o desenvolvimento contínuo de nossos serviços e produtos", diz o diretor.

 

A primeira live, no dia 29 de junho, terá o primeiro bloco de 17h30 até 18h com o tema ‘Superar os desafios do transporte’. Neste bate-papo, Francisco Pelucio, presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), André Gentil, gerente de Vendas de Soluções para frotistas da Scania no Brasil, e Felipe Cordenonsi, diretor da Transportes Cordenonsi debaterão como está a realidade do transporte de cargas com o aumento de custos e a alta do diesel, entre outros obstáculos, e suprir as novas necessidades para um serviço mais eficiente. Em seguida, das 18h até 18h30, vai ocorrer uma conversa sobre a importância dos serviços como um diferencial para obter rentabilidade e disponibilidade. Os convidados serão Felipe Comelli, sócio-proprietário do Grupo Comelli, Thiago Borges, gerente de vendas de soluções da Casa Scania Varella, e Felipe Angelini, responsável por soluções conectadas da Scania no Brasil.

 

O segundo dia de live, 30 de junho, terá como foco principal a importância da sustentabilidade no transporte e as tendências do mercado para o futuro, no primeiro bloco das 17h30 às 18h. Paulo Henrique Scarano, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil, Vanessa e Vinicius Pilz, diretora comercial e de ESG e CEO, respectivamente, da Reiter Log, um representante da L'Oréal, e um membro da Abiogás, vão abordar o diferencial no transporte gerado pela sustentabilidade, as razões pela preferência de soluções a gás e o potencial do uso do biometano nos caminhões. O segundo bloco, das 18h até 18h30, terá como tema ‘Inovação e Futuro’ com a presença de Renata Perucci, responsável por Gestão Corporativa e Desenvolvimento de Negócios da Scania Latin America, Paulo Genezini, gerente de Sustentabilidade da Scania no Brasil, e Hélio Matias, vice-presidente de Logística do Grupo Ambipar, vão falar de como imaginam o futuro do transporte, de produtos, soluções, novas tecnologias, eficiência energética, veículos elétricos, a chegada do 5G e outras tendências no Brasil e na Europa.

 

Para o último dia de evento, a terceira live será no dia 1.° de julho, justamente a véspera do Dia da Paixão Scania. O tema é sugestivo: Paixão Scania. Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, e Nivea Silva, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil, receberão diversos convidados, a exemplo clientes de caminhões, ônibus (Junior Moreira, da Viação União Santa Cruz, Tocantins), fãs da marca e compradores da Edição Comemorativa 65 anos. Todos expressarão seu amor pelos caminhões, ônibus, além de compartilhar histórias sobre as mais de seis décadas da companhia no país. No final, haverá o tradicional brinde pelos 65 anos.

 

Almanaque digital e eventos com clientes

 

Para reforçar as celebrações, a Scania desenvolveu um almanaque digital, com os principais fatos históricos de sua trajetória, que poderá ser acessado gratuitamente por todos os admiradores da marca. As concessionárias poderão ainda personalizar o material e incluir seus próprios registros históricos para compartilhar com clientes.

 

A rede de concessionárias também vai realizar, entre os meses de julho e agosto, uma série de eventos regionais para celebrar além dos 65 anos de Scania no Brasil, o marco de 40 anos do Consórcio Scania. “O relacionamento próximo com o cliente está no DNA da Scania. Somos uma marca que procura estar sempre presente ao lado deles nos momentos bons e, principalmente, nos mais desafiadores. Por isso, nada mais adequado do que celebrar também com eles – e, melhor ainda, por meio da nossa rede”, conclui Furlan.

 

Um pouco de história

 

Desde que chegou da Suécia em 1957, a Scania é reconhecida pela inovação e pioneirismo nos primeiros passos da indústria automotiva nacional até a recente jornada na liderança pela transição a um sistema de transporte mais sustentável. E, de sempre acreditar no potencial do Brasil. Em 2021, teve início o novo ciclo de investimentos de R$ 1,4 bilhão até 2024. No ano passado, a Scania atingiu a marca de 50 mil veículos conectados e, em 2022, chegou a mais de 600 unidades de caminhões a gás vendidos.

 

Ao longo de seis décadas, dentre diversas novidades, a Scania foi pioneira em trazer para o Brasil: a direção hidráulica (1963), ônibus com motor traseiro (BR115, em 1972), caminhão “cara-chata” (LK 140, em 1974), ônibus articulado (B111 RS, em 1977), freio auxiliar Retarder (1998) e caixa de câmbio automatizada, Opticruise (2001). Além do novo formato de venda de soluções (sistema TMA) e da linha a gás (natural e/ou biometano), que chegaram com a revolucionária Nova Geração de caminhões (com as entregas a partir de 2019).

 

Link para baixar o material do evento: https://bit.ly/coletivascania65anos

 

Para mais informações sobre a Scania acesse: www.scania.com.br/ https://jornadascania.com.br/

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários