Sexta, 12 de Agosto de 2022
Conteúdo de Marca Logomarcas

As logomarcas de caminhões: atrás de um símbolo, tem muita história!

Separamos as principais marcas dos pesadões para você conhecer mais sobre a história delas

30/06/2022 às 11h25
Por: André Baioff Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

Você apaixonado pelos pesadões já deve ter olhado aquele símbolo das marcas e ficado curioso com a história que tem por trás dela, não é verdade?

Foi pensando nisso que resolvemos trazer este novo conteúdo para o Blog das Estradas do portal On Truck.

 

Veja a história da logomarca do seu caminhão favorito! Ficou curioso? Então, bora lá saber mais?

 

Aqui você encontra:

 

1 Scania

Iniciamos o nosso artigo contando um pouco sobre a história da logomarca desta marca que é famosa: a Scania.

Mas antes de falarmos sobre a logomarca em si, explicaremos sobre o seu nome. Scania é a derivação latina do nome da região de Skane, no sul da Suécia. 

 

História da empresa Scania

Na cidade sueca de Malmö, nasceu, no século 19, a primeira fábrica da Scania, à época, produzia bicicletas.

Depois, a Scania fez fusões com outras duas empresas: em 1911 com a Vabis e entre as décadas de 60 e 70 com a Saab.

E foi na fusão com a Vabis que a Scania começou sua produção de automóveis. Por fim, a Scania se separou da Saab, seguindo, no Brasil, há mais de 60 anos; pertencente ao Grupo Traton.

 

História da logomarca da Scania

 

O símbolo da empresa é o grifo, um animal mitológico e lendário, com corpo e patas traseiras de leão; cabeça, asas e patas dianteiras de águia. Em razão de o leão ser considerado o rei dos animais, e a águia, a rainha das aves, torna a simbologia em sinônimo de criatura especialmente poderosa e majestosa. 

Na antiguidade, era símbolo de poder divino e guardião de tesouros. O grifo está nos escudos da cidade sueca de Malmo, onde a Scania começou sua história de sucesso. A Scania adotou esse símbolo baseado no brasão da província de Skåne, ao sul da Suécia que, por sua vez, adotou o grifo inspirado no brasão de Erik da Pomerânia, rei da Noruega, Dinamarca e Suécia, em 1437.

 

2 Volvo

 

A logomarca “Iron Mark” (símbolo do ferro, em tradução livre) da Volvo é um dos símbolos mais conhecidos na indústria automobilística.

Os fundadores da Volvo, Assar Gabrielsson e Gustaf Larson, ao produzir os primeiros veículos em Gotemburgo, na Suécia, em 1927, decidiram incorporar o ícone de um círculo com uma seta à direita, apontada para cima para passar a ideia de qualidade, durabilidade e confiabilidade.

Ao longo dos anos, a logomarca da Volvo foi alterada várias vezes. Embora tenha ficado maior e mais evidente, continua sendo o mesmo símbolo simples e tradicional que há décadas saiu da fábrica na dianteira do primeiro veículo da marca.

 

3 DAF

 

Diferentemente das outras logomarcas, a DAF segue um padrão mais simples, contendo tipografia da cor azul e um sublinhado de cor avermelhada. Mas, vamos contar um pouco da história desta marca de caminhões.

História da empresa DAF

A holandesa DAF Trucks vem de uma empresa familiar. Em apenas cinco anos de criada, eles transformaram o modesto empreendimento em uma fábrica de trailers para, em 1949, produzir o primeiro caminhão. Em 1950, a empresa abre uma nova unidade para fabricar chassis de 3,5 e 6 toneladas e, logo depois, seus próprios motores.

Hoje, a empresa tem mais de 90 anos de existência, sendo um dos principais fabricantes mundiais de caminhões.

 

4 Mercedes-Benz

 

A Estrela: O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler. 

 

Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra.

 

Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e, desde então, se mantém inalterada.

 

5 Volkswagen

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está com novo logo para caracterizar sua marca, que inaugurou um posicionamento ainda mais moderno da empresa. Esta é a primeira vez em sua história que a VW Caminhões e Ônibus atualiza seu famoso emblema, que circula por mais de 30 países, transportando mercadorias e passageiros.

Afinal, não é todo dia que se muda a marca que identifica a empresa em qualquer lugar, mas a nova logomarca vem para estrear uma fase conectada aos dias atuais, muito mais digital e humana. Assim como a Volkswagen Caminhões e Ônibus avança na digitalização de seus serviços de vendas, pós-vendas, processos internos e gestão de pessoas, o novo símbolo acompanha esse movimento e vai além. Toda a identidade visual da marca também foi fortalecida para semear os valores da empresa, ao mesmo tempo em que transmite leveza com uma linguagem que evidencia seu lado humano, sempre focado, convidativo e estimulante, enaltecendo o senso de humor que encanta seus colaboradores e parceiros de negócio.

A nova logomarca é um símbolo mais moderno e simples da versão anterior, que identifica a marca VW há mais de 70 anos e representa a Volkswagen Caminhões e Ônibus desde sua fundação. Com traços mais simples, o símbolo fica mais moderno em um design bidimensional, que tem aplicação mais versátil e flexível.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe nos grupos de Zap e Facebook da rapaziada para mais pessoas saberem deste assunto!

 

Até a próxima!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários