Terça, 16 de Agosto de 2022
Artigos Saiba mais

Você quer anunciar uma vaga de emprego para motoristas? Te damos algumas dicas!

Além de poder contar com a editoria do portal On Truck específica para anunciar vagas

20/07/2022 às 10h33 Atualizada em 03/08/2022 às 09h37
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

 

Você, empregador, tem dificuldade em encontrar um profissional que atenda às necessidades de sua empresa?

 

Saiba que essa é uma queixa muito comum!

 

Pessoas capacitadas estão em toda a parte, basta saber onde e como procurar. A internet ajuda muito nisso, por chegar a pessoas de todos os lugares.

 

Aqui, no portal On Truck, temos uma editoria específica bem vista e constantemente atualizada e você pode contar com a gente! 

 

E o melhor: totalmente gratuita!

 

Além do mais, você quer dicas de como anunciar uma vaga para encontrar o profissional correto? Acompanhe o nosso artigo!  

 

Bora lá saber mais?

 

Aqui você encontra:

 

TÓPICO 1 - Antes de tudo, saiba ser específico!

 

Do que adianta buscar alguém com grande potencial se você não consegue ser objetivo, claro e direto naquilo que procura?

 

Deixe claro o que quer do candidato e o que oferecerá em troca, como…

 

  • Bom ambiente de trabalho? 

  • Benefícios competitivos? 

  • Horário flexível? 

  • Desafios?

 

Atraia com o que tem de melhor com uma proposta assertiva. Isso irá despertar interesse do candidato. Monte também um título atraente para sua vaga.

 

Se você tem uma marca forte no mercado, certamente o volume de candidatos não é um problema, mas, se esse não é o caso, é necessário que o candidato sinta vontade de conhecer mais do seu negócio e da oportunidade caso ele se depare com uma vaga em aberto pela internet.

 

Mostre no título da vaga também o desafio que ele vai encontrar, como “Motorista de produtos perigosos com oportunidade de crescimento”.

 

Além disso, saiba que principalmente em vagas confidenciais, em que o nome da empresa é omitido, uma descrição detalhada é essencial para que a barreira da ausência da marca seja vencida por uma oportunidade atrativa.

 

Lembre-se de que uma descrição de sucesso deve ter início com um briefing completo (veja abaixo), indicando o perfil e as competências pretendidas no novo candidato. Então, atente para algumas informações que não devem ficar de fora de maneira alguma. São elas:

 

  • Título da vaga: faça um título objetivo, o qual vai realmente chamar a atenção de potenciais candidatos;

  • Resumo da vaga: após o título, é essencial fazer uma breve descrição da posição. Esqueça os anúncios padronizados e invista em personalização;

  • Data de publicação e prazo para candidatura: são fundamentais para que o recrutador não continue recebendo currículos após iniciar o processo seletivo;

  • Local de trabalho: a cidade para onde é a vaga deve estar na descrição para garantir que os candidatos saibam que devem morar no local, caso sejam aprovados;

  • Sobre a empresa: é importante que o profissional esteja alinhado com os valores e a cultura organizacional;

  • Requisitos: liste o que a organização exige ou espera dos candidatos;

  • Responsabilidades: é preciso elencar quais são as futuras responsabilidades do profissional;

  • Benefícios: dependendo do perfil da vaga, é interessante listar os benefícios que a empresa oferece, como plano de saúde, transporte, entre outros;

  • Como se candidatar: por fim, e não menos importante, disponibilize ao candidato o link do site ou o endereço de e-mail para o qual ele deve enviar o currículo.

 

Uma divulgação de vagas eficiente não depende apenas de orçamento, mas da atenção dada ao perfil profissional e às oportunidades de comunicação existentes. Ferramentas gratuitas são boas aliadas, assim como o contato direto com os profissionais por meio das instituições de ensino, por exemplo.

 

 

 

TÓPICO 2 - Agora vamos falar sobre as ferramentas gratuitas!

 

Redes sociais, fóruns online e listas de discussões por e-mail são plataformas que costumam conter gente engajada profissionalmente e em busca de oportunidade.

 

Divulgar vagas de empregos em redes sociais, por exemplo, é uma maneira excelente de dar ainda mais visibilidade aos anúncios, sem falar na grande possibilidade de conseguir ótimos currículos.

 

Tem se tornado cada vez mais comum a utilização das redes sociais — como Instagram, LinkedIn e Facebook — para divulgar vagas. Mas lembre-se: elas precisam ser bem utilizadas para serem valiosas aliadas, no entanto, é sempre fundamental ter cautela a fim de não cometer gafes. 

 

O portal On Truck pode te ajudar nisso! Temos um bom número de seguidores nessas plataformas! #ficaadica

 

O uso das redes sociais revolucionou a produtividade dos processos de recrutamento, trazendo redução de custos e agilidade na busca por profissionais.

 

Sendo muito útil para checar as relações dos candidatos e, assim, buscar suas referências para avaliar o seu comportamento. Caso o candidato não demonstre os valores que a empresa pratica, ele dificilmente vai se adaptar à organização.

 

Portanto, use essas ferramentas gratuitas ao seu favor. Elas são meios fáceis, baratos e de grande alcance. Um anúncio personalizado enviado por uma lista de discussão de um curso universitário, por exemplo, pode ter grande impacto entre universitários, pós-graduandos e especialistas.

 

TÓPICO 3 - Onde está o seu candidato?

 

Essa é uma boa pergunta!

 

Procure encontrá-los nos meios que eles mais consomem! Vamos te explicar melhor.

 

Uma boa forma de atrair candidatos qualificados e despertar o interesse pela organização é fazer parcerias com instituições de ensino, promovendo palestras e outras atividades que aproximem empresa e pretendente.

 

Feiras de emprego também podem ser uma boa alternativa para atingir um público qualificado e conseguir uma quantidade considerável de inscrições. Divulgação em meios de comunicação massivos — como os anúncios de jornais — pode tornar o processo de seleção ainda mais complicado diante do trabalho de filtrar as boas candidaturas.

 

É extremamente importante conhecer o tipo de profissional que você deseja atingir com os anúncios das vagas. Dessa forma, se torna muito mais provável que a oportunidade chegue até os talentos que realmente interessam à empresa. O público-alvo é quem deseja atingir ao divulgar as vagas, podendo ser profissionais que tenham ou não experiência no mercado.

 

É essencial que o foco seja realmente no que você deseja, evitando perda de dinheiro e de tempo com processos desnecessários. Existem vários canais para divulgação de vagas de emprego, o que torna o processo de recrutamento mais ágil e certeiro. Conheça alguns:

 

  • Plataformas de recrutamento e seleção: sites com foco no recrutamento de profissionais. São importantes para que o recrutador não perca tempo elaborando planilhas, já que os sites gerenciam o processo seletivo de forma otimizada e mais fácil;

  • Revistas especializadas: são bastante eficazes para vagas de cargos mais específicos;

  • Murais públicos: conhecidos pela alta visibilidade e baixo custo. É importante que sejam fixados em locais estratégicos;

  • Jornais impressos: têm um custo relativamente baixo e o seu resultado vai depender muito do público-alvo, o qual deve ser aquele que lê jornais frequentemente.

 

TÓPICO 4 - Divulgue em portais segmentados

 

De nada adianta receber currículos de 400 profissionais se nem um quinto disso passar para a próxima etapa da seleção. Portais segmentados por profissão e interesse facilitam o trabalho do recrutador que deseja que sua vaga seja vista apenas por um tipo específico de candidato.

 

É importante também que esses sites sejam conhecidos pelo público que se quer atingir. Por melhor que seja a remuneração, os benefícios ou a vaga, não haverá sentido se ela não for conhecida.

 

Uma dica importante nesse ponto é que utilizar o canal certo para alcançar o candidato significa entrar em sua cabeça para entender sua rotina, motivações, linguagem, desejos e anseios. Então, prepare-se previamente, fazendo essas reflexões não somente para mirar no portal certeiro, mas também com o conteúdo que converse com o público em questão.

 

TÓPICO 5 - Conte com o portal On Truck!

 

Deixamos nosso portal On Truck para os interessados publicarem vagas para seus negócios!

 

Temos uma editoria que diariamente atualiza sobre vagas para motoristas profissionais de todo o país. Se você quer saber mais, CLIQUE AQUI.

 

Além disso, publicamos as vagas em nosso grupo do WhatsApp! Para entrar basta CLICAR AQUI e pelo Telegram CLICANDO AQUI. Além de ficar disponível em nossas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Saiba mais como anunciar no Portal no vídeo abaixo:

 

Então, não deixe de contar conosco! O profissional que você busca com certeza estará dentro do portal feito para o universo das estradas!

 

Gostou do nosso conteúdo?

 

Então, compartilhe nos grupos de Zap e Facebook da rapaziada para mais pessoas saberem deste assunto!

 

Até a próxima!

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários