Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!
Não importa se você dirige ônibus, caminhões, ou carros particulares, um currículo bem-feito chama a atenção e ainda pode te trazer benefícios.
O seu currículo de motorista deve ter apenas um objetivo: convencer o empregador de que você dirige bem e está apto a trabalhar.
E foi pensando nisso que nós resolvemos trazer este artigo para que você tenha um bom emprego!
Aaah!
Antes que esqueçamos, o portal On Truck conta com uma editoria que diariamente atualiza sobre vagas para motoristas profissionais de todo o país. Se você quer saber mais, CLIQUE AQUI.
Além disso, você pode ficar por dentro, tanto de notícias quanto de vagas, em nosso grupo do WhatsApp! Para entrar basta CLICAR AQUI ou pelo Tegram CLICANDO AQUI. Além de poder nos seguir pelas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn.
Ficou curioso? Então, bora lá saber mais?
Aqui você encontra:
A profissão de motorista é ampla e oferece diversos postos de trabalho. A atuação desse cargo pode ser como motorista de ônibus, motorista de ambulância, motorista Truck (ou caminhão), motorista de carros particulares e entre outros.
As empresas, sejam públicas ou particulares, também oferecem vagas para a área. Em sua maioria, os profissionais ficam encarregados de levar produtos em determinados locais.
Além de todas as experiências profissionais, a categoria da carteira de motorista é outra importante informação que deve ser inserida no currículo. Por isso, para destacar o documento, é preciso indicar:
Experiência em ordem cronológica;
Certificações;
Objetivo da vaga;
Cursos e os seus níveis;
Informática;
Atividades extracurriculares.
É cada vez mais importante que os profissionais elaborem um currículo voltado para o seu segmento e que saliente características que o torne mais atrativo.
Ao longo deste artigo nós vamos mostrar o passo a passo de como elaborar um bom currículo. Acompanhe!
Primeiro, comece o currículo pelo cabeçalho, tendo essencialmente esses itens necessários:
Nome completo;
Posição desejada;
Informação para contato (telefone e e-mail).
O modelo de currículo escolhido é tão importante quanto o modelo do seu automóvel. Sendo assim, o que os recrutadores esperam de um motorista é o mais simples e tradicional de todos: o currículo cronológico inverso. Vamos te explicar!
1- As informações devem ser listadas de maneira cronológica inversa
O que isso significa?
Que ao listar acontecimentos, o mais recente deve estar no topo e o mais antigo no fim. É só começar com o mais recente e ir descendo até seu primeiro emprego.
Isso se aplica para a experiência de trabalho, a educação, ou qualquer informação que consista em acontecimentos datados. A lógica é que normalmente o seu último trabalho ou estudo é o mais importante da sua carreira, portanto deixamos no topo para que o recrutador leia primeiro.
2- Tópicos tradicionais de um curriculum vitae
Olhe abaixo os tópicos tradicionais de um currículo tradicional:
Cabeçalho;
Introdução;
Experiência;
Educação;
Habilidades;
Seções extras.
A formatação do seu currículo também é muito importante, porque passa a aparência de profissionalismo e ajuda o empregador a ler objetivamente o seu perfil profissional e se encaixa com o perfil que a empresa busca.
Siga essas dicas abaixo:
Escolha uma fonte profissional e fácil de ler (o estilo de letra. Nós aconselhamos Arial ou Times New Roman);
Deixe margens com o mesmo tamanho dos dois lados;
Salve o currículo em PDF. É o melhor formato para enviar por e-mail;
Deixe também salvo uma cópia em Word, caso precise editá-lo;
Faça o possível para colocar tudo em uma página, mas até duas é aceitável.
Revise o texto. Faça outra pessoa revisar. Erros de português são os maiores responsáveis pela eliminação de currículos.
Logo depois do cabeçalho seu currículo deve ter um texto pequeno, de um parágrafo e três ou quatro frases no máximo. Bem sucinto.
Lá, você deve basicamente se apresentar para o recrutador. A ideia é causar uma boa primeira impressão e resumir o currículo, para que ele comece a ler já com uma ideia do que vem por aí e sentir interesse de seguir lendo até o final.
Essa introdução tem diversos nomes. Você pode chamá-lo de “Objetivo do currículo” quando o candidato ainda não trabalhou e “Resumo profissional” quando ele tem bastante experiência. Também pode ser usado “Perfil profissional” é outro nome que se aplica em todas as situações.
Faça o seu currículo inteiro antes de fazer a introdução. Isso vai te dar uma ideia mais clara de quais são seus pontos fortes (ou o seu diferencial) para incluí-los no perfil.
Inclua uma habilidade sua no texto, explique como você pode ajudar o empregador, mas foque na sua experiência profissional, se tiver.
Todo motorista profissional tem uma boa estrada de história percorrida, não é verdade?
Então vai ser um ótimo exercício você se lembrar de suas experiências profissionais!
A seção de experiência é a que os empregadores acham mais importante em qualquer área. Para motoristas, essa seção é ainda mais importante que as outras. Para cada trabalho que tiver realizado, inclua:
Seu título da posição;
O nome da empresa;
A data de início;
A data de término.
Uma breve descrição do que você fez.
Na descrição, ao invés de escrever um parágrafo, você pode fazer uma lista, como no exemplo lá em cima. Esse formato é mais amigável e convida o recrutador a ler.
Ao invés de listar responsabilidades como “transportei mercadoria da sede para as lojas” você pode incluir conquistas como “Entreguei as mercadorias no horário em 85% das vezes”, ou “fui bem avaliado pelo meu chefe, que me recomendaria e vocês quiserem entrar em contato”. Isso requer que você pare para pensar sobre sua carreira por um tempo, e faça cálculos estimados, mas vale a pena.
E é claro, essas responsabilidades ou conquistas que você listar devem ser relevantes para a vaga desejada.
Se você tiver décadas de experiência e muitos trabalhos diferentes, você não precisa incluir tudo. Liste apenas os mais relevantes para a vaga desejada, e deixe uma nota no final da seção indicando que você já fez outras coisas. Algo como “empregos anteriores em diferentes áreas”.
A seção de experiência é muito mais importante para motoristas do que a de formação acadêmica, mas é esperado que você liste sua educação. Deixe essa seção curta, incluindo apenas a graduação mais recente.
Liste a graduação, o nome da instituição e a data. Por exemplo, se sua formação maior é o ensino fundamental, deixe assim:
Ensino Fundamental;
Nome do colégio;
Ano de término.
Logo depois da educação, inclua uma seção chamada “habilidades” ou “competências”. É uma oportunidade para você dizer um pouco mais sobre si.
Vamos te ajudar:
Pense sobre as responsabilidades e requerimentos da vaga. Não é tão óbvio como “dirigir”. Há sempre algo mais, como conhecer as estradas do estado, ser pontual, ser capaz de planejar rotas sozinho ou de conferir os itens da entrega.
Muitas vezes esses requerimentos estão listados na descrição da vaga, outras vezes você terá que fazer um pouco de pesquisa se quiser aumentar suas chances de conseguir uma entrevista listando exatamente o que eles precisam.
Habilidades como “serviço ao cliente”, “técnicas de vendas” e “liderança” estão sendo buscadas em motoristas, graças ao potencial de automatização da profissão.
Depois de listar as habilidades necessárias para a vaga, inclua no seu currículo aquelas que você possui.
Saiba mais como anunciar no Portal no vídeo abaixo:
Agora que te explicamos como você deve fazer o seu modelo de currículo, te mostramos um modelinho para entender melhor!
[CABEÇALHO]
Victor Roberto da Cunha
Motorista de ônibus
victormotorista@email.com.br
(99) 99999-9999
Perfil profissional
Responsável, motorista de caminhão com 7 anos na área, experiência em percorrer centenas de milhares de quilômetros entregando produtos da Coca-Cola sem estar envolvido em um único acidente e com um ótimo índice de pontualidade (85%). Gostaria de ter a oportunidade de usar minha experiência no volante como motorista de ônibus urbano fretado para a sua empresa.
Experiência de trabalho
Motorista de caminhão
Coca-Cola FEMSA
2018 — atualmente
Entreguei produtos por todo o estado de São Paulo, com pouquíssimos casos de atraso;
Controlei a rota via sistema corretamente em todas as viagens;
Mais de 200 mil quilômetros transcorridos, nenhum acidente ou mesmo pequeno dano ao equipamento.
Ajudante de entregas
Coca-Cola FEMSA
2017 – 2018
Dirigi carretas diversas vezes, para cobrir empregados que faltaram;
Manobrei veículos diariamente.
Carreguei e descarreguei produtos do caminhão;
Conferi diariamente as embalagens retornáveis, buscando por sobras, faltas e danos.
Muito bem avaliado por meus chefes, fui promovido após dois anos.
Auxiliar de produção
Gráfica Matias
2015 – 2016
Trabalhei por dois anos em uma gráfica, onde aprendi a responsabilidade de trabalhar com grandes máquinas e respeito à hierarquia.
Educação
Ensino Fundamental
Colégio Vida
2015
Habilidades
Bons relacionamentos com empregados e clientes;
Ótimo conhecimento de rotas em SP e região;
Responsável;
Pontual.
Informações adicionais
Disponibilidade para começar imediatamente e trabalhar aos sábados.
Gostou do nosso conteúdo?
Então, compartilhe nos grupos de Zap e Facebook da rapaziada para mais pessoas saberem deste assunto!
Até a próxima!