Quinta, 29 de Outubro de 2020 07:03
61 99574-8903
Tecnologia AGRONEGÓCIO

Drones na Agricultura

Como essas pequenas aeronaves vêm revolucionando o campo

12/03/2020 16h55
Por: Breno Barreto

O agronegócio é, há vários anos, a atividade dominante do PIB. Com a exportação de insumos agrícolas o Brasil vem tendo protagonismo no cenário mundial.

Atualmente esse mercado vem ganhando o auxílio de drones para seu aperfeiçoamento. No Brasil, a principal aplicação dessas aeronaves é justamente nessa área e a projeção é somente de crescimento.

Os drones atuam em duas principais áreas, a primeira é o mercado de agricultura de precisão.

Essa atividade, que antigamente era muito manual e exigia o uso de diversos tratores e pessoas, consiste em analisar imagens aéreas e através de índices previamente estabelecidos, exemplo NDVI, verificar como está o status de saúde da vegetação.

A segunda é o mercado de drones dispersores e fertilizantes agrícolas. Esse mercado ainda está em franco crescimento e consiste em acoplar fertilizantes em drones para serem jogados na lavoura. Isso economiza muito orçamento e tempo, uma vez que esse drone substitui diversos tratores e realiza o serviço em bem pouco tempo. A maior fabricante de drones no mundo, DJI, se mostra bastante interessada nesse mercado em específico e já possui alguns drones, como exemplo temos a linha DJI Agras, que possuem exatamente essa finalidade.

Portanto, através dessas análises, é possível concluir que os drones já estão bastante presentes no campo, e a projeção com os avanços das tecnologias e das leis, a tendência é de essa influência só aumentar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.