Sexta, 23 de Outubro de 2020 02:42
61 99574-8903
Tecnologia TECNOLOGIA

Estradas inteligentes

O uso da tecnologia em mais uma esfera de nossa sociedade.

24/03/2020 14h10
Por: Breno Barreto
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Todo dia,uma nova inovação envolvendo veículos bate a nossa porta e nos surpreende. No entanto,não é muito comum ouvimos notícias sobre o aumento das tecnologias nas próprias estradas,certo?

Um projeto que já está sendo desenvolvido a algum tempo e sendo posto em prática o em vários países desenvolvidos é o projeto das Smart Higways (Rodovias Inteligentes).

 

Uma de suas novidades é o fato delas serem pintadas com uma espécie de tinga que absorve energia luminosa durante o dia e emite essa luz no período da noite,dispensando assim o uso da luz elétrica nesse período e gerando uma economia muito grande nesse aspecto.Outro ponto a ser ressaltado também é que isso também terá grande valia em áreas mais rurais,aonde o uso da energia elétrica nas estradas não é tão comum,o que deixa as estradas bem escuras.Esse tipo de tinta promete também dar indicações da temperatura da pista indicando com sinais se o piso está muito quente ou frio e também indicações do status geral daquela pista ,informando se o asfalto já está muito gasto,prevenindo assim de o condutor gastar muito o veículo.

Outra novidade dessas estradas é o fato de possuírem faixas exclusivas para carros elétricos. Essas faixas realizarão o carregamento do veículo enquanto o mesmo trafega nessa rodovia,poupando assim o tempo que o dono desse veículo teria que esperar parado para ter uma carga geral no seu automóvel.

Tais estradas,apesar de parecerem uma ideia muito futurista,já estão em fase de testes em alguns países tais como a Suécia, que em parceria com a Siemens, criou uma faixa exclusiva para veículos elétricos e vem testando sua eficácia. No Brasil, o projeto também é visto com bons olhos e deve ser implementado logo mais.

Com isso,é possível concluir que a cada vez mais a tecnologia está sendo inserida nos mais variados aspectos de nossa sociedade e vem trazendo inúmeros benefícios nas mais variadas esferas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.