Sexta, 30 de Outubro de 2020 17:23
61 99574-8903
Tecnologia TECNOLOGIA

Aviões elétricos e autônomos

Seria esse o futuro da aviação?

31/03/2020 15h05 Atualizada há 7 meses
Por: Breno Barreto
Foto: Reprodução/Boeing
Foto: Reprodução/Boeing

A queima de combustíveis fósseis é a maior forma de poluição no mundo. Diante disso a busca por soluções para minimizar o uso desse tipo de combustível aumenta a cada ano. Carros elétricos já são uma realidade no mundo e vem cada vez mais tomando o espaço na industria, e essa tecnologia vai chegando também na aviação. O que antes era impensável vem se tomando forma de projeto e existe a expectativa de em alguns anos começarmos a ter aviões elétricos operando. Imaginando um futuro um pouco mais distante ,também é possível visualizar a tecnologia de veículos autônomos,que vem sendo implementada nos veículos terrestres,nas aeronaves também .Segundo o diretor de inovação da Embraer ,o futuro da aviação será elétrico ,autônomo e compartilhado. A Embraer ,inclusive ,é uma das primeiras empresas aéreas que vai investindo  nesse tipo de tecnologia. Em parceria com algumas startups da área de inteligência artificial,estudos vêm sendo feitos e devem ser colocados em fase de testes.Porém,até que a tecnologia seja de fato implementada deve demorar alguns anos,uma vez que rompe com várias barreiras que já são previamente conhecidas.

Um dos fundadores da Google,Larry Page, também é outro grande entusiasta dessa tecnologia,e vem desenvolvendo na Nova Zelândia uma empresa que promete entregar aviões elétricos e autônomos. A empresa já realiza testes ,porém a aeronave desenvolvida está longe de ser comparada a um Boeing 747 por exemplo e é mais parecida com um drone autônomo.

A ideia da empresa é de iniciar um projeto de táxis aéreos iniciando a operação na própria Nova Zelândia,e a ideia é de ser implementada nos próximos 3 anos.

Portanto,é possível visualizar que a tecnologia de aeronaves elétricas e autônomas deve sim virar uma realidade num futuro e com isso reduzir significativamente a emissão de gás carbônico no mundo,sendo assim uma solução ecologicamente sustentável para tal problema.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.