Sábado, 24 de Outubro de 2020 19:51
61 99574-8903
Tecnologia TECNOLOGIA

Carros voadores! Muito mais próximos do que você pode imaginar.

Será que finalmente está chegando a hora deles?

14/04/2020 17h00 Atualizada há 6 meses
Por: Breno Barreto
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ao se perguntar para qualquer pessoa,seja hoje ,seja há 10 anos, o que ela imagina que terá no futuro, certamente entre as coisas citadas estarão carros voadores capazes de percorrer grandes distâncias em questão de minutos.

Porém, ao se colocar essa ideia no nosso presente , falaríamos que isso é uma utopia muito difícil de se concretizar,certo? Errado.

Com a chegada dos drones, o sonho dos carros voadores se tornou muito mais real e várias startups e empresas grandes ao perceberem a possibilidade de desenvolver tal veículo, começaram a se movimentar para serem as pioneiras desse mercado.

Foto: Alauda/Divulgação

Como é o exemplo da empresa holandesa Pal - V, que há um ano ,na Feira de Hannover/Alemanha, apresentou o Liberty Pioneer, primeiro modelo de carro voador da companhia.

O veículo e capaz de andar tanto no solo quanto no ar e ,segundo a empresa, segue a legislações vigentes, uma vez que no solo se comporta como um triciclo e no ar se comporta como uma espécie de helicóptero, já que possui hélices para alçar vôo. Com isso, para conduzir um desses, o piloto além de ter a licença para carros normal, precisa ter a licença para helicópteros.

O veículo comporta até 2 pessoas a bordo, chega a uma velocidade máxima de 160km/h no solo e 180 km/h no ar e possui um preço inferior ao de um helicóptero, já que o mesmo está avaliado em 500 mil euros.

O carro já está desde o ano passado disponível para encomendas e a empresa promete entregar os primeiros modelos, para governos e órgãos de segurança, ainda neste ano.

Outras empresas ,tais como Boeing e Uber ,também possuem seus protótipos de carros voadores e prometem entrar forte nesse mercado em breve.

Recentemente, uma startup australiana, a Alauda, disse que quer promover em breve uma corrida entre carros voadores elétricos, desenvolvidos por eles mesmo.

Os Airspeeders, como são chamados, são muito semelhantes a alguns drones militares, porém tripulados. Em fase de testes ainda, esses veículos podem chegara a até 200 km/h no ar e pesam cerca de 250 kg. A exemplo das corridas automobilísticas que promoveram muita inovação para o mercado comum de carros, as corridas voadoras deve seguir o mesmo princípio e acelerar o mercado de carros voadores.

Portanto, é possivel observar que o que antes era uma utopia tremenda vem cada vez mais se tornando uma realidade e não será uma coisa espantosa se nos próximos 5 a 7 anos vejamos carros voadores tomando os céus das grandes metrópoles.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.