Sexta, 30 de Outubro de 2020 19:00
61 99574-8903
Segurança Segurança

OPERAÇÃO CAAPORA: PRF apreende 887m³ de madeira irregular em Mato Grosso

Operação teve como foco o combate aos crimes ambientais e ocorreu em pontos estratégicos nos estados de Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.

13/05/2020 17h52
Por: Redação Fonte: Agência PRF
Foto: PRF
Foto: PRF

Mato Grosso é um dos estados que possui maiores números quando se analisa o desmatamento e degradação florestal na Amazônia Legal, região composta por nove estados abrangidos pela bacia Amazônica.

Buscando frear a investida ilícita na região, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou, entre os dias 4 e 12 de maio, a Operação Caapora, com ações direcionadas ao combate do desmatamento e transporte ilegal de produto florestal.

Grupos especializados de combate ao narcotráfico reforçaram as equipes colaborando com a redução da violência, enfrentando a criminalidade nas rodovias federais e demais áreas de interesse da União; e contribuindo com a tutela da saúde pública ofertada aos cidadãos.

Profissionais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) também participaram da Operação, acompanhando as equipes e auxiliando na identificação das espécies de produto florestal que eram transportadas.

Ao final dos 8 dias de atividades, a PRF em Mato Grosso apreendeu 887,3 m³ de madeira, 116 pessoas foram detidas, 20,85 kg de maconha e 23,58 kg de skunk (variedade de maconha) foram apreendidos. Confira os números na tabela abaixo:

 

Madeira 887,36 m³
Animais silvestres 3
Maconha 20,85 kg
Skunk 23,58 kg
Veículos adulterados 3
Documento falso 5
Pessoas detidas 116

Nos últimos 3 anos, a média anual de produto florestal (madeira e carvão) apreendida no Brasil, foi de 18 mil m³. Em 2019, foram 21 mil m³, sendo Mato Grosso o estado com maior volume de apreensão, totalizando 7 mil m³.

A PRF Iara Alves dos Santos (Superintendente Substituta), uma das coordenadoras da Operação em Mato Grosso, comentou que a expertise de profissionais atuando no combate aos crimes ambientais foi de fundamental importância para os resultados alcançados. “Foi uma troca de experiências e muito aprendizado”.

Cerca de 50 PRFs atuaram na Operação, incluindo alguns servidores que se deslocaram de Rondônia para atuar em Mato Grosso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.