Terça, 20 de Outubro de 2020 08:37
61 99574-8903
Entretenimento História

Você sabe qual foi o primeiro automóvel do Brasil?

Bem antes da construção do 14 Bis, Santos Dumont trouxe o primeiro automóvel a circular pelo Brasil

07/06/2020 15h00 Atualizada há 4 meses
Por: João Carlos Amador
Você sabe qual foi o primeiro automóvel do Brasil?

Quando ouvimos o nome de Alberto Santos Dumont, a primeira coisa que vem à cabeça é a invenção do avião e o lendário voo do 14 Bis em Paris. Mas o Pai da Aviação também teve outro pioneirismo que não é muito falado nos livros de História: ele foi a primeira pessoa a ter um carro no Brasil.

 

Em 1891, o futuro inventor, então com 18 anos, chegou ao porto de Santos com uma maravilha tecnológica: um Peugeot Type 3 equipado com motor Daimler, movido a gasolina, de dois cilindros em V e 3,5 cv de potência máxima. O carro veio da França (onde era conhecido como Voiturette, por se parecer com uma carruagem) trazido pela própria família Santos Dumont após uma temporada de sete meses em Paris.

 

O principal objetivo de Alberto com o carro, na verdade, era estudar seu motor, pois ele já estava interessado em construir balões dirigíveis, o que levaria à criação do avião anos mais tarde. Por fim, o uso do automóvel ficou mesmo com seu irmão Henrique Santos Dumont.

 

 

A máquina causava espanto e admiração pelas ruas de São Paulo, onde Henrique e Alberto moravam com os pais e mais cinco irmãos.

Multidões se reuniam para ver aquela estranha carruagem que se movia sem tração animal. Mas não era fácil circular pela cidade na época, já que as ruas eram muito estreitas e não havia asfalto.

Com o passar do tempo, a família Santos Dumont, que era uma das mais ricas do Brasil, importou outros automóveis da França e tornou-se adepta daquele novo veículo do século XX.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.