Sexta, 30 de Outubro de 2020 18:58
61 99574-8903
Geral Infraestrutura

DNIT trabalha nas obras de duplicação da BR-222/CE

Autarquia executa serviço de pavimento rígido na rodovia federal

25/06/2020 15h02
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto: DNIT
Foto: DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atua na obra de duplicação da BR-222/CE, no Ceará. Responsável por interligar os portos do Mucuripe e do Pecém, o empreendimento é estratégico para comportar o tráfego intenso de veículos no local, além de favorecer o escoamento de cargas e beneficiar diretamente a região metropolitana de Fortaleza, dando impulso à produção industrial do estado.

Atualmente, as equipes da Autarquia executam os serviços de terraplenagem, Obras de Arte Especiais (OAEs) - pontes, viadutos e passarelas - e pavimentação, na qual se destaca o pavimento em concreto de cimento Portland, com forma deslizante (placa de concreto).

Esse trabalho consiste em uma pista composta por placas de concreto que desempenham, simultaneamente, as funções de base e de revestimento, sendo classificado como pavimento rígido.

As obras ocorrem no segmento entre os quilômetros 30,98 e 31,48 da BR-222/CE. A previsão, até o fim de 2020, é perfazer uma extensão total da placa de concreto de 12km, de um total de 24,3km.

 

Vantagens - Existem várias vantagens no uso do concreto em rodovias em comparação ao asfalto. Dentre elas, a redução na toxicidade humana, a economia de recursos naturais, a estabilidade e a segurança em função da redução da distância de frenagem, bem como uma maior durabilidade da pista.

Na duplicação da BR-222/CE, em função do estudo de tráfego que apontou um elevado número de veículos por dia, foi constatado que a solução mais adequada, técnica e economicamente, é a que está sendo realizada no momento, composta pelo pavimento rígido.

Orçado em R$ 52.165.899,34 a preços iniciais, o serviço é equivalente a aproximadamente 35% do investimento total da obra, prevista para ser concluída em 2022.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.