Domingo, 29 de Novembro de 2020 04:49
61 99574-8903
Emprego & Educação Educação

Programa Conexão DNIT , de Educação no Trânsito, foi lançado nesta segunda-feira (29)

Capacitação de professores visa levar conteúdo a salas de aula treinando futuros motoristas

29/06/2020 19h20
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto: DNIT
Foto: DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) lança, nesta segunda-feira (29), a primeira fase do programa Conexão DNIT, cujo objetivo principal é preparar professores, que vão ensinar educação no trânsito aos seus alunos, instruindo futuras gerações de motoristas, preservando vidas. A etapa piloto do programa, totalmente on line, será focada na capacitação da primeira turma de profissionais de educação, com cerca de 1.000 (mil) inscritos de onze estados e do Distrito Federal.

O Conexão DNIT é o programa nacional de educação para o trânsito da Autarquia, tendo como público-alvo direto os profissionais de educação de escolas de Ensino Fundamental de municípios interceptados por rodovias federais sob jurisdição do DNIT. Esses profissionais vão levar a educação para o trânsito às salas de aula, ao longo de todo o ano letivo, como parte do currículo escolar, sob orientação e gestão das equipes do DNIT, com auxílio do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina - LabTrans/UFSC.

O Programa propõe a formação de uma rede de Educação para o Trânsito alimentada pelo compartilhamento de conhecimentos e por estímulos pedagógicos contínuos, na qual participam órgãos de trânsito, secretarias de educação, escolas, professores, comunidade escolar e sociedade em geral.

Para que o programa tenha êxito, será realizada uma implantação piloto com os professores que estão participando da primeira turma de capacitação para validar os materiais e ferramentas. A implantação envolverá professores dos Estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Pará, Goiás e Distrito Federal. Em 2021, o Programa será aberto para um maior número de escolas.

Os educadores recebem um conjunto de atividades pedagógicas de Educação para o Trânsito de acordo com cada disciplina e ano escolar, abordando o trânsito de forma transversal, ou seja, associado ao conteúdo curricular padrão, como estabelece a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Assim, os professores contam com auxílio para desenvolver atividades com os estudantes, sem deixar de atender aos objetivos de aprendizagem de seus planos de ensino.

As atividades pedagógicas serão disponibilizadas em uma plataforma web e aplicativo móvel, colocando a Educação para o Trânsito na palma da mão, tornando os conteúdos acessíveis, interativos e colaborativos.
O Conexão DNIT proporcionará uma educação contínua dos estudantes, permitindo que sejam desenvolvidas atitudes positivas, seguras e éticas no trânsito, desde a infância, promovendo mudanças na realidade brasileira ao construir uma cultura de paz e de segurança no trânsito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.