O ciclone bomba atingiu algumas regiões de Santa Catarina e registrou ventos que chegaram até 120 km/h. Por conta desse acidente meteorológico, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) recebeu várias ocorrências nas rodovias federais que cortam o estado. Assim, equipes da Autarquia foram mobilizadas imediatamente para garantir a desobstrução das estradas.
Na BR-470/SC, região de Rio do Sul, por exemplo, árvores caíram e chegaram a atingir um caminhão. No início da noite da última terça-feira (30), já não havia mais bloqueios após a limpeza das pistas e acostamentos. No trecho em duplicação, na região norte de Santa Catarina, também houve quedas de árvores que já foram retiradas.
Já na BR-282/SC, região serrana e Meio-Oeste, houve registros de quedas de árvores, danos em placas de sinalização e três caminhões tombaram na pista. A unidade do DNIT no município de Lages teve danos parciais em sua cobertura. No Oeste, a Autarquia desobstruiu trechos da rodovia.
Os trabalhos de limpeza e remoção de árvores e galhos continuam nesta quarta-feira (1º). A unidade do DNIT em Mafra está sem energia elétrica. Em Santa Catarina mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras ficaram sem luz e sem comunicação.
As equipes da Autarquia continuam em estado de alerta para agir em caso de novas ações.