O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue com as obras de construção da ponte sobre o Rio Madeira, em Abunã, distrito de Porto Velho (RO). As equipes da Autarquia executam o trabalho de cravar as estacas da complementação da estrutura, na margem do lado de Rondônia. A entrega do empreendimento e de suas ligações está previsto para o fim de 2020.
As estacas do segmento elevado 1 a 11 já se encontram cravadas em conformidade com o projeto de fundação. No total serão cravadas 145 estruturas metálicas que servirão de base para suportar as demais estruturas que serão construídas, principalmente, a fundação do elevado em concreto da ponte.
A Autarquia deu início também aos blocos de ancoragem dos elevados. A terraplenagem continua avançando a uma produção de 3500 metros cúbicos por jornada de 24 horas.
Com aproximadamente 460 metros, esse prolongamento da estrutura, além de um aterro de 1.400 metros, com até 10 metros de altura, foi a solução encontrada pelos técnicos da Autarquia para solucionar o problema do trecho de solo mole encontrado e que exige uma complexa solução de engenharia.
Importância - Uma das maiores e mais modernas obras de engenharia executadas na Amazônia, a ponte do Abunã é estratégica para a integração nacional e prioritária para o Ministério da Infraestrutura, pois vai conectar o Acre ao sistema rodoviário do país.
A previsão é que mais de dois mil veículos cruzem a ponte, que possui 1,9 quilômetros de extensão, todos os dias. Desde a abertura da BR-364/RO, entre Rio Branco e Porto Velho, a travessia sobre o Rio Madeira é feita por balsas, sendo que o trajeto entre as margens do rio leva, em média, meia hora. Com a conclusão da ponte, será possível cruzar o Madeira em poucos minutos.