Sexta, 30 de Outubro de 2020 12:31
61 99574-8903
Tecnologia Carros autônomos

Carros autônomos e Inteligência Artificial

Como os novos veículos se utilizarão dessa tecnologia

23/07/2020 15h39 Atualizada há 3 meses
Por: Breno Barreto
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Recentemente assistindo a nova série da Amazon  ( Upload) , fui surpreendido com uma visão futurista de mundo. Uma coisa que me chamou bastante atenção nessa visão foram os carros autônomos e suas respectivas tomadas de decisões. Na série , os veículos interagiam de maneira constante com o motorista e tomavam decisões melhores que condutores humanos.

Voltando para a nossa realidade , resolvi estudar e pesquisar mais sobre como esses veículos autônomos, hoje em dia , fazem para tomar as decisões no trânsito , e me deparei com uma realidade não muito diferente da retratada na série. Assim como na ficção , os carros autônomos que serão projetados , prometem ter um sistema de inteligência artificial bem desenvolvidos , fazendo com que as tomadas de decisões sejam semelhantes a de um condutor humano.

Várias câmeras e sensores são acopladas na parte da frente e de cima nos carros que funcionam como os olhos desses veículos. A maior novidade tecnólogica fica por conta do uso de sensores LiDAR , os quais funcionam como uma espécie de sonar e através disso modela o espaço ao redor do automóvel. O LiDAR ,no entanto possui uma limitação de não conseguir visualizar atráves de corpos , de modo que uma simples camada mais espessa impossibilita a projeção do espaço além deste corpo. Para corrigir tal limitação, váris outros sensores são utilizados de modo que o espaço fique completamente projetado nas 3 dimensões.

Depois de feita a identificação dos objetos no espaço em que o carro está inserido, a inteligência artificial trata de classificá- los como dinâmicos ou estáticos, para os estáticos o objetivo da IA é fazer com que o carro somente desvie do ponto. Já para os dinâmicos , é dever da IA prever a movimentação do mesmo através de padrões previamente identificados para que assim o carro de fato desvie do objeto.

Essa tecnologia promete ser muito inovadora e útil no futuro , porém atualmente já possui alguns críticos ,dentre eles um dos homens mais ricos do mundo - Bil Gates. O Ex CEO  da Microsoft , diz que utilizar- se de tal tecnologia nesse ramo seria lidar com muitos riscos que talvez demore muito tempo para que a IA consiga se adequar.

E aí , teria coragem de entrar em um carro totalmente autônomo?

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.