Domingo, 24 de Janeiro de 2021 20:56
61 99574-8903
Tecnologia Carros autônomos

Carros autônomos e Inteligência Artificial

Como os novos veículos se utilizarão dessa tecnologia

23/07/2020 15h39 Atualizada há 6 meses
Por: Breno Barreto
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Recentemente assistindo a nova série da Amazon  ( Upload) , fui surpreendido com uma visão futurista de mundo. Uma coisa que me chamou bastante atenção nessa visão foram os carros autônomos e suas respectivas tomadas de decisões. Na série , os veículos interagiam de maneira constante com o motorista e tomavam decisões melhores que condutores humanos.

Voltando para a nossa realidade , resolvi estudar e pesquisar mais sobre como esses veículos autônomos, hoje em dia , fazem para tomar as decisões no trânsito , e me deparei com uma realidade não muito diferente da retratada na série. Assim como na ficção , os carros autônomos que serão projetados , prometem ter um sistema de inteligência artificial bem desenvolvidos , fazendo com que as tomadas de decisões sejam semelhantes a de um condutor humano.

Várias câmeras e sensores são acopladas na parte da frente e de cima nos carros que funcionam como os olhos desses veículos. A maior novidade tecnólogica fica por conta do uso de sensores LiDAR , os quais funcionam como uma espécie de sonar e através disso modela o espaço ao redor do automóvel. O LiDAR ,no entanto possui uma limitação de não conseguir visualizar atráves de corpos , de modo que uma simples camada mais espessa impossibilita a projeção do espaço além deste corpo. Para corrigir tal limitação, váris outros sensores são utilizados de modo que o espaço fique completamente projetado nas 3 dimensões.

Depois de feita a identificação dos objetos no espaço em que o carro está inserido, a inteligência artificial trata de classificá- los como dinâmicos ou estáticos, para os estáticos o objetivo da IA é fazer com que o carro somente desvie do ponto. Já para os dinâmicos , é dever da IA prever a movimentação do mesmo através de padrões previamente identificados para que assim o carro de fato desvie do objeto.

Essa tecnologia promete ser muito inovadora e útil no futuro , porém atualmente já possui alguns críticos ,dentre eles um dos homens mais ricos do mundo - Bil Gates. O Ex CEO  da Microsoft , diz que utilizar- se de tal tecnologia nesse ramo seria lidar com muitos riscos que talvez demore muito tempo para que a IA consiga se adequar.

E aí , teria coragem de entrar em um carro totalmente autônomo?

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Futuro nos Transportes
Sobre Futuro nos Transportes
Tudo sobre as novidades de tecnologia com Breno Barreto, Discente de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Brasília (UnB), Ex-Coordenador de prospecção ativa da Zenit Aerospace, Sócio Fundador da Fênix Drones