Terça, 24 de Novembro de 2020 12:18
61 99574-8903
Geral Infraestrutura

DNIT abre consulta pública para a construção de seu plano de dados abertos

Participações acontecem até 12 de agosto

04/08/2020 07h26
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto: DNIT
Foto: DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes abre consulta pública com o objetivo de saber quais dados da instituição são mais relevantes para a sociedade. Até o dia 12 de agosto, os cidadãos poderão participar, por meio de suas sugestões em um formulário eletrônico, da construção coletiva do Plano de Dados Abertos (PDA) da autarquia.

A iniciativa tem por objetivo aumentar a transparência ativa do Departamento e estimular o controle social pela sociedade, fornecendo dados atualizados. 

A Política de Dados Abertos do Governo Federal foi criada por meio do Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016. A Resolução nº 03 do Comitê Gestor da Infraestrutura de Dados Abertos – CGINDA aprovou as normas sobre elaboração e publicação de Planos de Dados Abertos - PDAs, conforme disposto no Decreto.

Segundo a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos - INDA, esses normativos orientam a elaboração, execução e revisão do PDA. O principal objetivo do plano é nortear as ações de implementação e promoção de abertura de dados, por meio da organização e padronização dos processos de publicação de dados abertos do estado, resultando em maior disponibilidade, acesso, qualidade e ampla reutilização dos dados abertos pelas partes interessadas, tanto na sociedade quanto na própria administração pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.