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Geral Infraestrutura

DNIT entrega trevo de Ariquemes, na BR-364/RO

Rotatória é uma importante via de escoamento da produção pecuária e de grãos em Rondônia

06/08/2020 06h33
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto: DNIT
Foto: DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu, nesta terça-feira (4), a construção do último trevo localizado na travessia urbana do município de Ariquemes (RO), na BR-364/RO, no Vale do Jamari, no Estado de Rondônia. Essa rotatória, de um total de quatro ao longo do empreendimento, é o principal acesso para a BR-421/RO.

A Autarquia executava as obras na rotatória conforme o projeto inicial. No entanto, durante a construção na via urbana foi constatado um elevado nível de água no lençol freático, o que impossibilitou prosseguir com o serviço.

O projeto foi revisto, o que incluiu a drenagem profunda para rebaixar o nível de água na estrutura do pavimento. Assim que o período chuvoso na região passou, no último mês de junho, os trabalhos no local foram retomados.

Assim, as equipes do DNIT realizaram os serviços de colchão drenante de aproximadamente 50 cm, sub-base e base de brita graduada, 12,5 cm de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) mais 2,5 cm de Tratamento Superficial Duplo (TSD), além da drenagem profunda para baixar o lençol freático.

A rotatória do trevo de Ariquemes é uma importante via de escoamento da produção pecuária e de grãos da região.

Outras Obras - Os serviços na BR-364/RO não param. O DNIT entregou, no último mês, mais 9 quilômetros de pista recuperada na rodovia federal. O trecho fica localizado entre a Vila Guaporé e o município de Pimenta Bueno. Assim, do km 0 ao km 197 estão 100% restaurados e com pavimento novo.

As equipes da Autarquia trabalham em outras quatro frentes diferentes com obras de manutenção, de conservação e de recuperação na rodovia. Os recursos, de cerca de R$ 120 milhões, resultarão em melhores condições de trafegabilidade até o fim do ano.

No trecho entre os municípios de Presidente Médici (RO) até Ouro Preto do Oeste (RO), o DNIT está com frentes de trabalho do km 370 ao km 380. No km 305 ao km 370 já está pronto e só falta o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de reforço no pavimento.

No km 430 ao km 570, o DNIT ataca em várias frentes de serviço, como fresagem e recomposição, reforço e reconstrução. A Autarquia já contemplou aproximadamente 50 dos 140 quilômetros previstos nesse trecho.

Com o investimento de R$ 40 milhões neste ano, a expectativa é de que, em 2020, a camada de recomposição de (CBUQ) seja executada até o km 570 da rodovia federal.

Já do km 938 ao km 1.092, na divisa com o Estado do Acre, já se iniciaram os serviços de recuperação do pavimento.

Em 2021, a recuperação terá continuidade nos segmentos em Pimenta Bueno e Médici e entre Jaci Paraná e a ponte do Abunã.

Importância - A BR-364/RO é o principal corredor logístico para o escoamento da safra de grãos de Rondônia, além da parte Oeste e Norte do Estado de Mato Grosso. Passam na rodovia federal aproximadamente 8 milhões de toneladas de grãos por ano.

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