Sexta, 30 de Outubro de 2020 08:06
61 99574-8903
Geral Reabertura

Chapada dos Veadeiros reabre para visitação

O parque cumprirá todas as medidas sanitárias para combater o coronavírus

18/08/2020 14h54 Atualizada há 2 meses
Por: Camila Pimentel
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O turismo está voltando aos poucos, e esta semana a notícia que trazemos é a reabertura para visitação do

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás.

 

O parque reabre nesta terça-feira (18) conforme portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17). A publicação informa ainda que a reabertura será gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.

 

As atividades de visitação pública poderão ser realizadas desde que observadas as várias medidas de prevenção, entre elas, o uso obrigatório de máscara de proteção facial; a disponibilização de álcool em gel 70% ou produto de higienização para as mãos; e fazer com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes, como: pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros.

 

Será permitida, além dos funcionários da concessionária, a permanência de até 22 pessoas no Centro de Visitantes pelo período máximo de 15 minutos. A lotação dos veículos deverá ser reduzida em 50% de sua capacidade de público.

 

Segundo o ICMBio, o parque protege uma área de 240.611 hectares de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de 1 bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

 

A Chapada dos Veadeiros foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2001. O parque está fechado desde 22 de março, conforme portaria Portaria nº 227/2020, do ICMBio, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.