A primeira ferrovia do Brasil foi inaugurada no dia 30 de abril de 1854 pelo imperador Dom Pedro II, ligando o Porto de Mauá até Fragoso, no município de Magé (RJ). Com 14,5 km de extensão em seu trecho inicial, a obra foi uma iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá (que recebeu o título de nobreza nesse dia, inclusive). A Estrada de Ferro Mauá, como ficou conhecida, foi um grande marco no desenvolvimento do país no Segundo Império, suprindo um pouco a necessidade de infraestrutura para o escoamento da produção naquela época, em especial o café.
Para se ter uma ideia da evolução representada pela estrada, antes dela tudo era transportado por tração animal, o que demandava muito mais tempo e maior ocorrência de perdas dos produtos. A Estrada de Ferro Mauá também é considerada o primeiro transporte intermodal do Brasil, uma vez que integrava o transporte aquaviário ao ferroviário. As embarcações atracavam no porto ao fundo da Baía da Guanabara e, então, a carga passava para o transporte ferroviário na Estação Mauá.
Em 1954, quando completou 100 anos, a ferrovia foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Mesmo assim, começou a enfrentar um completo abandono, literalmente soterrada pelas estradas de asfalto com o passar das décadas. A primeira estação, no entanto, ainda está de pé, e se chama agora Estação Guia de Pacobaíba. Ela não funciona mais, mas transformou-se em atração turística local, inclusive contando com uma réplica da primeira locomotiva brasileira.