Quinta, 26 de Novembro de 2020 06:33
61 99574-8903
Entretenimento Ferrovia

A primeira estrada de ferro do Brasil

A Estrada de Ferro Mauá foi um símbolo do desenvolvimento brasileiro no século XIX

23/08/2020 10h08
Por: João Carlos Amador
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A primeira ferrovia do Brasil foi inaugurada no dia 30 de abril de 1854 pelo imperador Dom Pedro II, ligando o Porto de Mauá até Fragoso, no município de Magé (RJ). Com 14,5 km de extensão em seu trecho inicial, a obra foi uma iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá (que recebeu o título de nobreza nesse dia, inclusive). A Estrada de Ferro Mauá, como ficou conhecida, foi um grande marco no desenvolvimento do país no Segundo Império, suprindo um pouco a necessidade de infraestrutura para o escoamento da produção naquela época, em especial o café.

Para se ter uma ideia da evolução representada pela estrada, antes dela tudo era transportado por tração animal, o que demandava muito mais tempo e maior ocorrência de perdas dos produtos. A Estrada de Ferro Mauá também é considerada o primeiro transporte intermodal do Brasil, uma vez que integrava o transporte aquaviário ao ferroviário. As embarcações atracavam no porto ao fundo da Baía da Guanabara e, então, a carga passava para o transporte ferroviário na Estação Mauá.

Em 1954, quando completou 100 anos, a ferrovia foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Mesmo assim, começou a enfrentar um completo abandono, literalmente soterrada pelas estradas de asfalto com o passar das décadas. A primeira estação, no entanto, ainda está de pé, e se chama agora Estação Guia de Pacobaíba. Ela não funciona mais, mas transformou-se em atração turística local, inclusive contando com uma réplica da primeira locomotiva brasileira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.