Segunda, 23 de Novembro de 2020 18:39
61 99574-8903
Geral Infraestrutura

DNIT firma novo termo de cooperação técnica para implantação da modelagem BIM na gestão de projetos e obras

Acordo com órgãos estaduais do Paraná visa troca de experiências na licitação de empreendimentos públicos

26/08/2020 08h52
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto: DNIT
Foto: DNIT

Em continuidade ao processo de implantação da Modelagem da Informação da Construção (BIM) na gestão de projetos e obras, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) firmou novo Termo de Cooperação Técnica nesta terça-feira (25), desta vez com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística – SEIL e o Departamento de Estradas e Rodagem - DER do estado do Paraná. O objetivo é a troca de informações com os dois órgãos, que possuem experiência na implementação da metodologia BIM na licitação de empreendimentos públicos.

As assinaturas do convênio ocorreram em Brasília e no Paraná, em evento realizado de forma virtual, pela internet. Pelo DNIT, assinou o documento o diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello; pela SEIL/PR, o secretário Sandro Alex Cruz de Oliveira, e pelo DER/PR, o diretor-geral Fernando Furiatti Saboia.

 

Há duas semanas, o DNIT também firmou acordo de colaboração técnica com a Autodesck Brasil, com enfoque voltado principalmente para as questões operacionais de ordem técnica.  A implantação desta plataforma de informação é um dos objetivos estratégicos do DNIT e atende ao decreto nº 10.306/2020, que estabelece a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.

Com a SEIL e DER/PR, o DNIT definiu um Plano de Trabalho por meio do qual foram estabelecidas seis ações a serem desenvolvidas ao longo de 24 meses, que vão desde o intercâmbio de conhecimentos até a elaboração de documentos técnicos norteadores sobre a metodologia e realização de eventos para apresentação dos resultados finais. A partir do Plano de Trabalho, pretende-se dar maior celeridade ao processo de implementação da metodologia BIM no DNIT, garantindo informações suficientes, consistentes e interoperáveis nos projetos contratados pela Autarquia

Conforme previsto no decreto 10.306, a partir de 1º de janeiro de 2021, o BIM deverá ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações. Como projeto piloto para implantação do BIM no DNIT foi definido o programa ´PROARTE´, para recuperação e reabilitação de obras de arte especiais, que fazem parte da malha rodoviária federal, sob a responsabilidade do órgão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.