Quinta, 22 de Outubro de 2020 20:56
61 99574-8903
Mulheres na Boleia Desafio

Dona de restaurante e chef de cozinha torna-se caminhoneira e segue firme e forte na profissão

Carla Bronguel resolveu seguir a profissão do pai que também era caminhoneiro

19/09/2020 06h00 Atualizada há 3 semanas
Por: Camila Pimentel
Foto : Reprodução
Foto : Reprodução

Sonhos, obstáculos e desafios fazem parte da vida da caminhoneira autônoma, Carla Bronguel. Ela, que nasceu em Jaguariaíva no Paraná e hoje mora na cidade de Itajaí, Santa Catarina, desbrava com muita determinação, força e coragem as estradas brasileiras.

Atualmente, completamente apaixonada pela profissão, Carla contou que nem sempre foi assim, pois antes de ser caminhoneira foi chef de cozinha e fez faculdade de Serviço Social. "Já fui dona de restaurante, sou chef de cozinha por formação e fiz faculdade de Serviço Social. Mas por não concordar com a política assistencialista do curso resolvi largar e seguir meu sonho de ser caminhoneira", relembra a caminhoneira.

A vontade de seguir nas estradas do Brasil falou mais alto. O pai de Carla, Nilceu Bronguel, era caminhoneiro. "Sempre gostei de caminhão e meu pai era caminhoneiro. Na verdade, os homens da minha família a grande maioria é caminhoneiro", afirmou.

Ao ingressar no segmento de transporte, Carla enfrentou algumas dificuldades. " Tinha um restaurante só que surgiu uma oportunidade para comprar um caminhão. Não tinha experiência  nenhuma  e nem era habilitada para tal categoria, mas comprei. Na época, não sabia dirigir caminhão, então coloquei um motorista. E foi aí que começou a batalha, pois contratei vários motoristas e nenhum deu certo. Até que um dia me cansei e resolvi que eu mesma iria dirigir o meu caminhão", ressaltou a caminhoneira.

De acordo com Carla, são muitos os desafios para ser caminhoneira. " Ainda há  muito  preconceito,  e poucas condições para as mulheres  em  terminais de descarga e postos", disse.

Carla tem três filhos que a apoiam e dois netos, inclusive, um dos netos de vez em quando a acompanha nas viagens quando é um destino próximo de casa.

"Minha família é a minha vida. Meu pai já é falecido e minha mãe  mora no Paraná, mas ela é bastante  presente na minha vida. E tenho dois irmãos e uma irmã", falou Carla. 

Hoje, Carla afirma que tem muito orgulho de ser caminhoneira e segue superando os desafios das rodovias do Brasil.

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.