Quinta, 26 de Novembro de 2020 05:49
61 99574-8903
Mercado Certificação

Budel Transportes conquista certificação em gestão de segurança viária

Influenciada por uma mobilização do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), empresa passa a integrar o seleto grupo de oito transportadores brasileiros de cargas com certificação ISO 39001, norma internacional de certificação em gestão viária.

08/10/2020 09h22 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: VOLVO
Volvo
Volvo

Com uma frota de 570 caminhões, a Budel Transportes se destaca no segmento canavieiro e transporte de produtos químicos, com cargas de alta periculosidade e que exigem padrões rigorosos de segurança. “A Budel atua nos principais segmentos logísticos do País e a segurança sempre foi uma prioridade da marca. Hoje, entendemos que mais que um serviço, vendemos credibilidade. E sem segurança isso não seria possível” revela Dugard Miguel, gerente comercial da Budel Transportes.

 

ISO 39001


Vigente desde 2012, a norma internacional ISO 39001, teve publicação nacional em 2015, com tradução para o português patrocinada pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito. A norma institui um detalhado sistema de gestão viária, para frotas de empresas de qualquer segmento.

 

“A norma ISO 39001 auxilia as organizações no gerenciamento de alguns de seus processos, para que as operações viárias sejam mais seguras. Ao implementá-la, as empresas contribuem com a promoção à manutenção da saúde e bem-estar dos motoristas, redução do índice de acidentalidade, de gastos, até mesmo, com multas e seguro veicular e demais ônus ocasionados pela insegurança viária. Recebemos sempre com grande satisfação e admiração a notícia de que uma transportadora deu mais um passo pela segurança, assim como fez a Budel Transportes” explica Anaelse Oliveira, responsável pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

 

Mobilização

 

O PVST aborda a segurança no trânsito há mais de 30 anos no Brasil, em linha com a “Visão Zero Acidentes”, um ideal do Grupo Volvo sobre acidentes com veículos da marca. Desde 2013 o PVST difunde a ISO 39001, através de seminários, ações e eventos que já mobilizaram mais de 1.000 participantes, entre motoristas profissionais e gestores de empresas do setor de transportes de diversas localidades do País.

 

“Já conhecíamos a norma ISO 39.001, mas o input para adoção ocorreu em um evento do PVST. Tivemos contato com um case de sucesso de outra transportadora e vimos que nos encaixávamos nos requisitos para certificação. A decisão da diretoria foi unânime pela certificação” conta Miguel, ao destacar o papel fundamental da diretoria comandada por Alexandre Budel, Camila Budel e Marcus Vinicius Budel, como idealizadores e entusiastas do processo de aprimoramento da gestão em segurança viária da empresa.

“Primamos pela excelência em segurança e a certificação surgiu como uma forma de aprimorar e consolidar práticas e processos já existentes” diz Elisangela Campos, gerente de qualidade e segurança da Budel Transportes. Em apenas sete meses a empresa conquistou a certificação ISO 39001 e passou a integrar o grupo de apenas oito transportadoras de cargas certificadas no Brasil.

 

Adequação e reconhecimento

 

“O principal desafio foi a mudança, não só para o setor de qualidade e segurança, mas para toda a empresa, com a padronização de processos e indicadores, fato que reforçou o nosso comprometimento e responsabilidade social. Nosso objetivo é de zero acidentes com os nossos colaboradores e há alguns meses mantemos essa marca. Além de reduzir custos nas operações, colaboramos para um trânsito mais seguro” afirma Campos.

 

Com foco em segurança, antes mesmo de conquistar a certificação a Budel Transportes contava com programas de educação e segurança no trânsito. A empresa investe no treinamento contínuo dos motoristas, controle de pontuação na carteira nacional de habilitação (CNH) e no “Programa Motorista Nota 10” – premiação anual para os 10 melhores motoristas, que objetiva promover práticas de gestão de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional.

 

Em razão de sua mais nova conquista, a Budel esteve dentre os participantes do Webinar sobre a implementação da norma ISO 39001, promovido pelo PVST, no dia 29 de setembro. A ação também contou com a participação da SVD, empresa especializada em logística inbound e outbound, certificada há mais de um ano. Ambas puderam expor ao público como foi o processo de certificação e os benefícios conquistados. Confira o Webinar na integra pelo link: https://youtu.be/-7p2I6ADDeU

 

Budel Transportes

 

Com quase quatro décadas de atuação no mercado brasileiro, a Budel Transportes está sediada em São José do Pinhais (PR) e possui filiais em outros três estados, o que garante forte presença em território nacional. A empresa possui 1.100 funcionários e atende a vários segmentos de transporte de cargas dentre indústrias químicas, metalúrgicas, fertilizantes e alimentícias.

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.