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Entrevistas Inovação

CEO da ClickBus, Fernando Prado, fala sobre a potência do setor rodoviário brasileiro

O CEO destaca ainda os cuidados para combater o coronavírus durante as viagens de ônibus pelo Brasil

07/11/2020 06h02 Atualizada há 2 semanas
Por: Camila Pimentel
Fernando Prado - CEO da ClickBus
Fernando Prado - CEO da ClickBus

Inovação, tecnologia e investimento são lemas do fundador e CEO da ClickBus, Fernando Prado, que concedeu entrevista ao Portal On Truck e falou sobre o modelo de negócios e a relevância do aplicativo ClickBus, para o setor rodoviário brasileiro. Confira abaixo a entrevista.

On Truck - Como surgiu a ideia de montar uma plataforma para vender passagens rodoviárias online? Vocês estudaram o mercado e perceberam um vácuo?

ClickBus - A ideia surgiu em meados de 2013. É um modelo de negócio que, em outros segmentos de viagens, já existia, então entendemos que era um modelo interessante a ser aplicado no modal rodoviário, um mercado muito grande e o único capaz de conectar o Brasil em larga escala. Então, existiam diversas soluções online para o mundo de viajantes como avião e hotéis, mas ainda não existia para o viajante de ônibus. 

Portanto, identificamos a necessidade de uma plataforma para venda de passagens rodoviárias que pudesse favorecer o setor rodoviário, o mercado de turismo de modo geral e, principalmente, oferecesse transporte de qualidade para os passageiros de todo o Brasil. A ideia era trazer o melhor do e-commerce e do turismo para um setor que ainda estava começando a migrar para o mundo online.

A ClickBus, diante da relevância do mercado rodoviário no Brasil, atua para facilitar a conexão entre pessoas e seus destinos, oferecendo, em conjunto das empresas de ônibus, soluções para modernizar o setor rodoviário. 

 

On Truck - Qual o público da ClickBus?

ClickBus - O ônibus tem um papel social muito grande, sendo a opção mais democrática para viajar. Então, o público da ClickBus é de todos: crianças, jovens, adultos e idosos. De ônibus você chega em todo lugar. Portanto, nosso público são passageiros que necessitam chegar a um dos mais de 4 mil destinos que nós oferecemos em todo Brasil e que prezam por uma experiência segura com a qualidade e o atendimento diferenciado que são marcas da ClickBus. Na nossa plataforma, os viajantes podem pesquisar, comparar e comprar passagens rodoviárias de mais de 150 empresas, tudo isso pelo site ou no aplicativo disponível para Android ou iOS.

 

On Truck - Com os altos preços das passagens aéreas, aumentou a procura por passagens rodoviárias na ClickBus?

ClickBus - No começo da pandemia de coronavírus, a queda nas vendas acompanhou o aumento das restrições de viagens em muitos estados brasileiros e necessidades de isolamento social, que veio também acompanhado do aumento da digitalização. Com isso, na última semana de março começamos a perceber a queda nas vendas e, desde então, entre março e junho, nossas vendas representam em média 34% do que foi realizado em 2019, no mesmo período.

Com a retomada das atividades econômicas no Brasil e a flexibilização por parte de alguns estados brasileiros, aos poucos observamos um aumento no número de venda de passagens, e também atribuímos este aumento por conta do efeito da digitalização, onde, em épocas pré-pandemia, a penetração online de compra de passagens online era de 10% e, durante a pandemia, chegou a picos de 40%. 

 

On Truck - Quais as ações da ClickBus para diminuir o impacto negativo da pandemia do novo coronavírus?

ClickBus - Com a pandemia de coronavírus, todo o setor rodoviário mudou o foco de operação para estudar e adotar protocolos de segurança e higiene. A ClickBus, em conjunto com as viações parceiras parceiras, têm fortalecido ainda mais os protocolos de segurança e higiene em todas as etapas de viagem com base nas recomendações de órgãos competentes como Ministério do Turismo, Anvisa e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Além disso, lançamos o Selo de Segurança Reforçada, que foi adotado por mais de 100 empresas de ônibus em todo o Brasil como forma de garantir o cumprimento e chancelar a qualidade dos procedimentos de higiene, desinfecção dos veículos, jornada com menos contato (que inclui o uso de máscaras, embarque com e-ticket e fornecimento de álcool gel) e orientações efetivas aos passageiros sobre as medidas adotadas pelas empresas do setor de transporte rodoviário no país. 

Além disso, a ClickBus reforça alguns procedimentos com as viações parceiras para redobrar a segurança com quem precisa viajar:

- Antes da viagem: higienização nas garagens com produtos químicos; limpeza frequente de ar-condicionados; incentivo à compra online de passagens; atenção redobrada a profissionais da empresa; 

- Na rodoviária: medição de temperatura com laser na entrada; uso de máscaras de proteção e álcool gel; lixeiras específicas para descarte de máscaras; além disso, a ClickBus apoia o embarque eletrônico, com apresentação de e-ticket.

- Antes de seguir viagem: motoristas de máscara; limpeza pré-viagem visível; embarque com 1m de distância entre passageiros; assentos separados para assegurar distanciamento entre pessoas.

 

On Truck - A má conservação das estradas brasileiras afeta o turismo rodoviário?

ClickBus - Enxergamos diferentes cenários. Como a ClickBus atua pelo Brasil inteiro, temos regiões onde algumas estradas são bastante boas, como, por exemplo, o interior de São Paulo, que está bem posicionada nesse aspecto tanto na qualidade das estradas quanto da infraestrutura, afinal, o ponto de parada dos nossos passageiros é algo muito importante. No entanto, em outras regiões do Brasil, nem sempre a qualidade e infraestrutura são as mesmas.

É um super desafio, porque não há um padrão, por isso focamos muito na comunicação para que as expectativas estejam alinhadas. Além disso, através da retroalimentação diária do que o consumidor está vendo, conseguimos, junto das viações, avaliar o que é possível ser feito. Sempre falamos com nossas viações parceiras sobre os feedbacks recebidos e esse é um ponto que nossos clientes sempre reforçam como uma oportunidade de melhora.

As estradas e a própria infraestrutura não estão nas mãos das empresas de ônibus, mas é um desafio para o nosso negócio. Nós adoraríamos que a infraestrutura como um todo fosse melhor no país inteiro.

 

On Truck- Quais os benefícios para o consumidor em adquirir uma passagem pela plataforma da ClickBus?

ClickBus - A ClickBus é a maior plataforma digital do setor de ônibus rodoviário no Brasil. Atuamos de maneira conjunta com as empresas de ônibus, com outras marcas de turismo e players do ecossistema rodoviário para modernizar a experiência de viagem de ônibus no Brasil. Nossa presença no mercado faz com que, enquanto as empresas de ônibus concentram esforços em operação, benefícios e conforto, possamos investir muito em Tecnologia e Marketing, oferecendo insights e insumos para as empresas de ônibus, sempre atuando em cima das necessidades e dores do viajante rodoviário.

Quando o consumidor acessa o site ou o aplicativo da ClickBus, ele encontra passagens disponíveis pelas nossas 150 empresas de ônibus parceiras, que oferecem mais de 4 mil destinos em todo o Brasil, ou seja, 85% do país. Tudo isso levando em conta os nossos principais pilares: empatia, valor e segurança. 

 

On Truck- Quais os projetos para o futuro da ClickBus?

ClickBus - Acreditamos que, quando a vacina chegar, haverá uma mudança no perfil das viagens. Antes da crise, as pessoas estavam optando por planejar e realizar viagens mais longas, para fora do país ou para estados mais distantes de suas casas. Agora, observamos  uma mudança no comportamento de viagens, onde cada vez mais os viajantes devem priorizar o turismo doméstico, isto é, pontos turísticos do seu próprio estado e até mesmo visitar familiares ou parentes que residem mais próximos. 

Acreditamos que esse comportamento deve se manter, com maior preferência por rotas curtas e destinos de ecoturismo, ou seja, a céu aberto, sendo uma forma de evitar contato com um número grande de pessoas. Entendemos também que, como o orçamento de viagens para 2020 foi reduzido, o preço será um fator muito relevante na tomada de decisão do viajante, já que viagens terão um significado muito maior e pretendemos oferecer descontos de até 60% em rotas selecionadas para democratizar ainda mais as viagens rodoviárias.

É difícil antever algo para 2021, mas diante deste cenário de flexibilização e retomada das atividades, a tendência é que a transformação digital na venda de passagens online cresça ao longo dos próximos meses. Estimamos que a retomada do setor rodoviário aconteça justamente a partir do início do ano que vem, mas até lá estamos focados em fortalecer, junto das empresas de ônibus, protocolos de segurança e higiene.

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