Domingo, 29 de Novembro de 2020 05:06
61 99574-8903
Entretenimento Entretenimento

29ª GINCANA DO CAMINHONEIRO TERÁ PARADA NA BR 060, EM BRASÍLIA/DF

Comitiva se instala na cidade nos dias 7 e 8 de novembro, com circuito que inclui atendimentos de saúde, iniciativas de prevenção ao Coronavírus e teste de habilidade no volante

06/11/2020 10h22 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Lilás Comunicação
Foto: Divulgação Lilás Comunicação
Foto: Divulgação Lilás Comunicação

É a vez da BR 060, rodovia que liga Brasília à fronteira com o Paraguai (pela cidade de Bela Vista) receber, pela primeira vez, uma equipe da comitiva da 29ª Gincana do Caminhoneiro, que segue pelas estradas com o objetivo de rodar 27 mil km até março/21, com 90 paradas, para oferecer ao caminhoneiro a oportunidade de checar como anda sua saúde, além de suporte ao profissional que mal tem tempo às vezes de visitar sua família ou de visitar um médico.

 

A ação acontece em Brasília/DF, nos dias 7 e 8 de novembro (sábado e domingo), no Posto Chaves, às margens do km 13 da BR 060, seguindo os mais rigorosos critérios de segurança e higiene para evitar o contágio e propagação do Coronavírus que incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento social, começando pela checagem da temperatura do estradeiro assim que ele chegar na área da realização da GDC.

 

Foto: Divulgação Lilás Comunicação

 

Com o apoio do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), a comitiva da Gincana do Caminhoneiro oferece um circuito de atendimentos rápidos com foco em medidas preventivas de diagnóstico de doenças silenciosas que podem atingir o motorista, incluindo checagem do nível de glicose no sangue, para investigação e controle de casos de diabetes; aferição da pressão arterial para descobrir se há hipertensão e minimizar riscos de ataques cardíacos, além de orientações sobre obesidade e vacinação contra diversas doenças (de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde de cada município). A Polícia Rodoviária Federal e a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura também são parceiros da Gincana do Caminhoneiro, com ações educativas para garantir trânsito seguro nas estradas. 

 

Além dos cuidados pessoais, a Gincana do Caminhoneiro também alerta para a importância de manter o seu companheiro de estrada – o caminhão – higienizado a cada vez que entrar e sair dele. O caminhoneiro é convidado a ir para a pista da arena no Posto Chaves, onde são realizadas instruções e demonstrações de higienização da boleia, que deve ser feita principalmente em pontos expostos à contaminação por vírus e bactérias. Após conferir a prática da orientação de descontaminação, o caminhoneiro tem ainda a chance de testar sua habilidade no volante no percurso do slalom, num zigue-zague entre cones, evitando os obstáculos e procurando chegar no menor tempo possível, sem velocidade, mas com destreza.

 

Foto: Divulgação Lilás Comunicação

 

O motorista que fizer o melhor tempo em Brasília estará classificado para a quarta semifinal da temporada, que acontecerá em janeiro de 2021, na cidade de Uberlândia/MG. Na ocasião, os 18 classificados nas 55ª a 72ª  etapas estarão reunidos para disputar cinco vagas para a grande final, prevista para março de 2021, que premiará o vencedor com um caminhão IVECO Tector zero km.

 

A participação nas ações da 29ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação, o participante do teste de habilidade deve ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, é necessário apresentar comprovante de consumo de R$ 500 em abastecimento feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

 

Foto: Divulgação Lilás Comunicação

 

A temporada completa inclui 90 etapas, em diversas regiões do país. Confira programação no site: www.gincanadocaminhoneiro.com.br .

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.