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DNIT contrata empresa para fazer projeto do contorno de Porto Murtinho e acesso a ponte sobre o Rio Paraguai

Ação representa mais um passo para viabilização da Rota Bioceânica

10/11/2020 09h43
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto: Divulgação DNIT
Foto: Divulgação DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contratou, nesta segunda-feira (09), a empresa responsável por fazer a elaboração do estudo e do projeto para a construção do Contorno Rodoviário Norte, em Porto Murtinho, na BR-267/MS, no Mato Grosso do Sul. O empreendimento também servirá como acesso à ponte internacional sobre o Rio Paraguai - estrutura executada em parceria do Governo Brasileiro com o Governo Paraguaio, por meio de Itaipu Binacional.

O contorno terá 13,10 quilômetros de extensão e estará localizado entre o km 678,10 e o km 691,20 da rodovia federal. O projeto prevê também sete Obras de Arte Especiais (OAE) - pontes - ao longo do traçado proposto.

Além disso, os projetos contratados englobam também as instalações aduaneiras do Centro Integrado de Controle de Fronteira. O espaço, com 20.000 m2, será destinado ao uso por parte de órgãos como Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, ANVISA, Ministério da Agricultura, ANTT e Itamaraty.

Os benefícios, diretos e imediatos, gerados pela implantação do contorno e do acesso são a redução dos custos com o frete e o transporte; a trafegabilidade durante todas as estações do ano; a melhoria da logística de escoamento de bens de consumo; a redução no tempo de permanência do usuário na rodovia, além da melhoria nas condições de segurança e de integração regional e internacional.

O investimento é de R$ 1.544.790,00 e o cronograma de execução das obras tem previsão de execução em 521 dias.

Rota Bioceânica - A ação é mais um passo para viabilização da Rota de Integração Latino-Americana (RILA), popularmente conhecida como Rota Bioceânica, responsável por ligar, por meio de rodovias, os oceanos Atlântico ao Pacífico, na América do Sul.

Por meio de acordo Binacional entre Brasil e Paraguai, a Rota Bioceânica ligará através de corredor de tráfego o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, consolidar uma rede rodoviária de corredores de transporte estruturados que vão dar mais competitividade dos países frente ao mercado internacional.

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