O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve na última semana em Montevidéu, no Uruguai, e se reuniu com o presidente do País, Luis Lacalle Pou. Durante o encontro, ele reforçou a parceria entre os governos e o fortalecimento mútuo do turismo entre os dois países.
O Uruguai é o 4º país da América do Sul a enviar mais turistas para o Brasil, atrás de Argentina, Paraguai e Chile. Em 2019, o Brasil recebeu 364.830 visitantes uruguaios, um crescimento de 5% em relação a 2018. O lazer foi o principal motivo das viagens; 83,9% dos uruguaios buscaram aqui destinos com sol e praia, ecoturismo, turismo de natureza e de cultura. Os locais mais procurados a lazer foram Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ).
O Uruguai também é um destino turístico muito procurado pelos brasileiros. Para o embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio Simões, muitas ações podem ser feitas para fortalecer o turismo entre os dois países. “Para o Uruguai, o Brasil é o segundo destino turístico mais importante. E cada vez mais há uma quantidade maior de turistas brasileiros no Uruguai. Há muitas ações que podemos fazer para fortalecer essa parceria", salientou.