Sábado, 23 de Janeiro de 2021 17:26
61 99574-8903
Política & Economia Política

Projeto permite a desobstrução imediata de vias férreas em caso de acidente

Pelo proposta, qualquer autoridade ou agente policial que primeiro tomar conhecimento do fato poderá determinar a liberação da estrada de ferro

02/12/2020 20h52
Por: Redação Fonte: Agência câmara de notícias
Projeto permite a desobstrução imediata de vias férreas em caso de acidente

O Projeto de Lei 5242/20 permite a desobstrução imediata de vias férreas em caso de acidente e autoriza a remoção de feridos, corpos, veículos e máquinas que obstruam o tráfego. A proposta é válida para qualquer parte do sistema ferroviário do País.

Pelo texto, qualquer autoridade ou agente policial que primeiro tomar conhecimento do fato poderá determinar, independentemente de exame do local, a imediata remoção das pessoas que tenham sofrido lesão, corpos, bem como dos veículos e máquinas nele envolvidos.

O projeto estabelece que, para autorizar a remoção, deverá ser feito boletim da ocorrência, com testemunhas que o presenciaram o fato e todas as demais circunstâncias.

Perícias
O autor a proposta, deputado Luiz Lima (PSL-RJ), ressalta que, apesar da significativa redução da quantidade de acidentes, quando tal evento ocorre em uma ferrovia, o prejuízo ao transporte de passageiros e de carga é enorme. Lima destaca que devido ao fato de não haver possibilidade de realizar desvios ou da existência de rotas alternativas, o trânsito fica interrompido pelo tempo necessário à realização de perícias e das demais etapas do trabalho de investigação policial.

“Uma interrupção no transporte ferroviário de passageiros, por exemplo, causa prejuízo a milhares de pessoas, impedindo-as de ir e vir. Dependendo da demora na desobstrução da via, nenhum outro modal de transporte de pessoas dará conta da grande quantidade de passageiros a serem transportados, tornando o problema ainda maior”, explica o parlamentar.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.