Domingo, 07 de Março de 2021 17:57
61 99574-8903
Entretenimento Entretenimento

A locomotiva mais antiga do Brasil

Uma maria-fumaça que faz parte de nossa história e foi recentemente restaurada

07/12/2020 09h44 Atualizada há 3 meses
Por: João Carlos Amador Fonte: João Amador
Foto: Divulgação/Maria Fumaça Mogul 11
Foto: Divulgação/Maria Fumaça Mogul 11

 

A Maria Fumaça Mogul 11 é a locomotiva a vapor mais antiga em operação no Brasil e voltou a funcionar em novembro de 2020 após 30 anos de inatividade. Fabricada em 1884, ela faz parte da Estrada de Ferro Dona Isabel, inaugurada em 1892 e cujo trajeto percorre o litoral do Paraná.

Agora a Mogul 11, recém-restaurada, é a atração principal do “Passeio Turístico Trem Caiçara”, um percurso de 16 quilômetros entre os municípios paranaenses de Antonina e Morretes que promete atrair visitantes de todo o país. A iniciativa é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABFP), com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Governo do Estado do Paraná.

O passeio é uma viagem no tempo repleta de elementos da história de nossas primeiras ferrovias. Tudo se inicia na Estação de Antonina, já reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan, e vai até a cidade de Morretes, atravessando a bela paisagem do litoral do Paraná. Um projeto que gera emprego, renda, movimenta a economia e valoriza a cultura local. O Brasil merece esse tipo de iniciativa!  



 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
História na Estrada
Sobre História na Estrada
João Carlos Amador é jornalista e publicitário formado na Universidade de Brasília. Criador do projeto Histórias de Brasília na internet, tem 5 livros publicados e é colunista na rádio CBN.