Sábado, 06 de Março de 2021 01:05
61 99574-8903
Tecnologia Tecnologia Bancária

Bancarização de caminhoneiros: empresas devem buscar soluções digitais

Os Transportadores Autônomos de Carga (TACs) são responsáveis por grande parte do transporte rodoviário de cargas no Brasil. Pensando em oferecer maior segurança jurídica às transportadoras, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresenta resoluções que regulamentam os pagamentos do vale-pedágio e do frete contratado.

15/12/2020 16h02 Atualizada há 3 meses
Por: Redação Fonte: Por Gustavo Loch
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Para que os contratantes paguem o valor do frete ao TAC, a resolução da ANTT estabelece que ele ocorra em conta bancária de titularidade do TAC, sendo necessária, portanto, a bancarização dos caminhoneiros.  

Considerando a rotina desses profissionais – vários dias e até mesmo semanas longe de suas residências – é importante que eles tenham, preferencialmente, fácil acesso digital a sua conta bancária. Tal recurso facilitará, por exemplo, transferências para pessoas da família, pagamento de contas, movimentações e consultas de saldo e extrato. Isso sem contar a segurança financeira para o motorista e a facilidade da gestão das finanças pessoais. 

Uma das grandes dificuldades, porém, é o fato de que a maioria das instituições financeiras tradicionais torna esse processo demasiadamente oneroso, em razão do excesso de burocracia e da cobrança de inúmeras taxas adicionais.  

No entanto, nota-se um crescimento de empresas que oferecem serviços bancários de maneira totalmente digital e sem custos. Essa tendência contribui de forma significativa para a inclusão financeira da classe de caminhoneiros e de outras que, da mesma forma, carecem de um sistema simplificado. 

A digitalização, nesse sentido, tem sido um movimento muito importante para o acesso a diversos procedimentos antes realizados apenas presencialmente. E cabe ressaltar que ele vem ao encontro das exigências legais que garantem o pleno funcionamento das atividades do setor.  

*Gustavo Loch é professor da Universidade Federal do Paraná e apoia a equipe de  desenvolvimento de soluções logísticas da Nimbi, empresa de tecnologia  especializada em supply chain management, com soluções que aumentam a  produtividade e geram economia para as organizações.  

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.