Quarta, 20 de Janeiro de 2021 08:09
61 99574-8903
Geral Ouvidoria ANTT

Ouvidoria da ANTT publica relatório parcial de 2020

Destaca-se a implementação do atendimento via WhatsApp neste ano

28/12/2020 12h49
Por: Redação Fonte: Ouvidoria ANTT
Ouvidoria da ANTT publica relatório parcial de 2020

A Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta semana, o relatório do primeiro semestre de 2020. O objetivo da publicação semestral é divulgar as informações parciais do ano relativas à atuação da unidade em linguagem cidadã e acessível, para uma leitura fluida, dinâmica e objetiva. Além disso, são apresentados os números mais relevantes segmentados por setor de transporte regulado.

Conforme ressalta o ouvidor da ANTT, Caio Nogueira, o relatório é fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho do setor como intermediador de interesses e para promover a interligação entre a ANTT e a sociedade ou o setor regulado. “O documento apresenta-se como uma importante ferramenta de gestão, tanto para o público interno da ANTT, pois ele subsidia as demais unidades organizacionais desta Agência Reguladora para atuarem de forma mais estratégica no aprimoramento dos serviços de transportes terrestres, bem como para o público externo, haja vista que ele contribui para o exercício do controle interno, externo e social”, afirma.

Confira aqui o relatório completo.

Principais demandas – O transporte rodoviário coletivo de passageiros foi o tema mais demandado, com 67.631 manifestações. “Passe livre” foi o assunto mais abordado (50,4%), devido à recente assunção das atribuições de emissão do documento pela ANTT (antes, a competência era do Ministério da Infraestrutura). Aqui você obtém todas as informações sobre o programa.

Já a realização/cancelamento de viagens, especialmente no início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi o terceiro maior questionamento (13,3%). Fique por dentro do compilado de ações da ANTT para atenuar os efeitos da emergência de saúde pública para os usuários de transportes terrestres.

Canais de atendimento – De acordo com o documento, a Central de Atendimento Telefônico (166) ainda é o principal meio de comunicação pelo qual os usuários entram em contato com a ANTT (78% das demandas). A Central funciona ininterruptamente, sete dias por semana, 24 horas por dia. Esse canal possibilita o usuário realizar ligações telefônicas para o número 166, as quais podem ser originadas de telefones fixos ou móveis nacionais e são sempre gratuitas.

Em 2020, destaca-se a implementação de um novo canal de atendimento, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp (61 99688-4306). A intenção foi ampliar e facilitar a comunicação com a sociedade, com vistas às inovações tecnológicas e ao atendimento de anseio de uma grande parcela do público do setor regulado, como, por exemplo, os caminhoneiros.

Segundo o ouvidor da ANTT, “Todas as manifestações recebidas pela Ouvidoria, independentemente do canal utilizado, recebem tratamento criterioso: são cadastradas em banco de dados, protocoladas, analisadas e respondidas. Assim, a Ouvidoria busca aprimorar cada vez mais o contato e a resposta às demandas do usuário, com mais excelência, atenção e resolutividade”.

Todos os canais de atendimento estão disponíveis aqui.

Plano de Dados Abertos – Quanto à transparência ativa e à implementação da Política de Dados Abertos na ANTT, prevista no Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, o relatório destaca que todas as bases de dados com abertura prevista para o primeiro semestre de 2020 foram disponibilizadas no Portal de Dados Abertos, em conformidade com o cronograma vigente no Plano de Dados Abertos da ANTT (PDA).

O PDA é um instrumento de planejamento e coordenação das ações de disponibilização de dados, em formato aberto, com vigência de dois anos (2019-2021), a contar de sua publicação. Já o Portal de Dados Abertos é a plataforma onde as estatísticas são divulgadas.

Está aberta a Tomada de Subsídios nº 7/2020, que está recebendo contribuições de todos os cidadãos, até 8/1/2021, para definição de quais devem ser as bases prioritárias a serem abertas para o próximo biênio (2021-2023).

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.