Diretoria Colegiada do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou, na última semana, duas novas normas que passam a integrar o acervo técnico do Instituto de Pesquisas em Transporte (IPR/DNIT). A primeira tem como objetivo a determinação da densidade ou massa específica aparente (in situ) das misturas asfálticas compactadas, utilizando um densímetro não nuclear. E a segunda norma visa determinar as propriedades de forma dos agregados por meio do Processamento Digital de Imagens (PDI). No caso dessa última norma, são medidos, para agregados graúdos, os parâmetros de angularidade, textura superficial, esfericidade e razão de achatamento e alongamento. Para os agregados miúdos, somente a angularidade e a forma 2D.
Importância - O desempenho de misturas asfálticas com relação aos principais defeitos do pavimento (deformação permanente, trincamento por fadiga e trincamento térmico) está diretamente ligado às propriedades dos agregados que as constituem. A caracterização das propriedades de forma dos agregados por meio de técnicas de processamento digital de imagens pode fornecer resultados mais rápidos e mais precisos quando comparados à metodologia tradicional.
No caso da determinação da densidade ou massa específica aparente das misturas asfálticas compactadas, a importância se deve ao fato de ser um método não destrutivo que permite fazer várias leituras ao longo da via para monitorar mudanças na densidade e grau de compactação das misturas asfálticas compactadas durante e após sua compactação.
As normas podem ser consultadas em https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/coletanea-de-normas .
Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.