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DNIT homologa contrato para execução de serviços de contagem e caracterização de tráfego

As contagens indicam a quantidade, o sentido e a composição do fluxo de veículos que passam por pontos selecionados do sistema viário, subsidiando a definição de intervenções na malha rodoviária

19/01/2021 13h49
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto : Divulgação/DNIT
Foto : Divulgação/DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) homologou, em janeiro,  a contratação de empresas para execução de serviços de contagem e caracterização de tráfego, como parte dos esforços de implantação do novo Plano Nacional de Contagem de Tráfego – PNCT.  O termo firmado inclui as atividades de implantação, manutenção, operação de equipamentos, suporte e gerenciamento, em locais específicos da malha rodoviária do Sistema Nacional de Viação - SNV.

 O PNCT é um importante instrumento de identificação do comportamento do tráfego nas rodovias federais. O seu objetivo principal é suprir a carência de dados sobre o comportamento do tráfego.  Tais informações são obtidas dos meio dos dados extraídos dos contadores, juntamente com os resultados adquiridos através da Pesquisa Origem e Destino (OD), combinado com o tratamento realizado através de modelagens matemáticas.

As contagens volumétricas e classificatórias de tráfego visam determinar a quantidade, o sentido e a composição do fluxo de veículos, leves e pesados, que passam por vários pontos selecionados do sistema viário, numa determinada unidade de tempo: diário, mensal e anual. A identificação deste comportamento é fundamental para as atividades-fim do DNIT.

Os dados da pesquisa OD permitem a obtenção de uma matriz de viagens para todo o Brasil, auxiliando na estimativa de Volume Médio Diário para todos os trechos pavimentados da malha rodoviária federal.

A importância do PNCT reside na necessidade de se conhecer e precisar a demanda dessas rodovias. Do ponto de vista estratégico, o PNCT também subsidia o DNIT no planejamento e definição de prioridades de ações e intervenções na malha rodoviária, elencando os principais eixos rodoviários a serem implantados, adequados, mantidos e operados, no intuito de oferecer à sociedade condições ótimas de trafegabilidade, sempre balizado pela otimização dos recursos públicos.

 

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