José Augusto Prestes foi um português que fez história no Brasil de diferentes formas. Formado em engenharia mecânica nos Estados Unidos, chegou ao Brasil no início do século XX e iniciou uma vitoriosa carreira de empreendedor. Fundou a primeira fábrica de gelo do país, no centro Rio de Janeiro, e, depois, inaugurou a A. Prestes & C. Ltda, uma empresa que desenvolvia soluções para beneficiamento de café. Aproveitando a fundição de metais que acontecia no barracão da fábrica, Prestes resolveu construir um caminhão totalmente feito no Brasil que recebeu o nome de Bandeirante. O ano era 1927.
O veículo tinha capacidade de carga de 7 toneladas e circulou no Rio de Janeiro por dois anos. Em 1929, foi de navio até a Espanha, onde participou da Exposição Iberoamericana de Sevilha, feira que mostrava produtos de países latino-americanos. E o Bandeirante não voltou mais ao Brasil depois disso.
Só 20 anos depois a montagem de caminhões aconteceu no Brasil oficialmente, quando a FNM (Fábrica Nacional de Motores) trouxe para o país veículos desmontados para serem finalizados. E, somente em 1959, tivemos o primeiro caminhão inteiramente fabricado em terras brasileiras: o modelo L-312 da Mercedes-Benz.
Mas José Augusto Prestes ainda marcou a história do país mais uma vez. Em 1924 ele foi presidente do Vasco da Gama e escreveu uma carta que se tornou um símbolo do combate à discriminação social no esporte brasileiro: a Resposta Histórica. Tudo começou quando os principais clubes do Rio de Janeiro na época resolveram criar uma nova associação de futebol. Mas, para entrar na organização, exigiram que o Vasco demitisse 12 jogadores analfabetos e de condição mais humilde, com o objetivo de “manter a moral no esporte”. Prestes se recusou e escreveu uma carta, de próprio punho, se posicionando contra aquela regra. O Vasco não disputou o campeonato principal naquele ano, mas voltou na temporada seguinte, sem dispensar nenhum jogador.
Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.