Quarta, 24 de Fevereiro de 2021 22:32
61 99574-8903
Geral Infraestrutura

DNIT entrega 100% dos dados abertos previstos em seu PDA

Informações promovem transparência ativa e controle social

02/02/2021 14h43
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto : Divulgação/DNIT
Foto : Divulgação/DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou os dados previstos em seu Plano de Dados Abertos - PDA. Os cidadãos já podem acessar as informações relativas ao andamento de obras, condições do pavimento, contagem de tráfego, controle de velocidade, jurisdição de vias e pesagem.

O PDA da autarquia prevê um cronograma de abertura e, no primeiro dia do mês estabelecido para entrega, já foram disponibilizados 100% dos dados previstos.

As informações públicas do DNIT estão disponibilizadas no formato .csv e ficam hospedadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos, plataforma que armazena os dados de órgãos, autarquias, ou entidades da Administração Pública.

Entre alguns dos critérios utilizados para a abertura e a priorização dos dados foram o grau de relevância para o cidadão, alinhamento com o planejamento estratégico do DNIT e seu plano diretor de tecnologia da informação e a demonstração de resultados diretos e efetivos dos serviços públicos disponibilizados ao cidadão pelo Estado.

O objetivo da disponibilização desses dados em formato aberto, ou seja, um arquivo livre de patente ou de restrições quanto à sua utilização, é promover transparência ativa e permitir maior controle social pelos cidadãos.

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.