Terça, 20 de Abril de 2021 06:41
61 99943-0207
Entrevistas Integração

Destaque ao mostrar histórias de caminhoneiras de todo o Brasil, jornalista ressalta integração da comunicação do setor de transportes no Brasil

A jornalista Camila Pimentel afirma ainda que é necessário trazer a sociedade para debater o transporte brasileiro

06/02/2021 10h29 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Destaque ao mostrar histórias de caminhoneiras de todo o Brasil, jornalista ressalta integração da comunicação do setor de transportes no Brasil

O Portal On Truck começa esta semana uma nova série de entrevistas. Serão entrevistados todos os colunistas do portal que falarão dos seus projetos para o futuro e também sobre formas de aperfeiçoar a comunicação no mundo dos transportes. A primeira entrevista será com a jornalista Camila Pimentel, titular da Coluna Bastidores do Transporte e Turismo. Confira a entrevista abaixo.

 

On Truck – Você atua como jornalista na política há mais 10 anos e no segmento do transporte começou recentemente. Como chegou ao Portal On Truck?

Camila Pimentel - Bem, o jornalismo é a minha vida e a minha essência, então, tudo que envolve comunicação e contato com as pessoas eu me dedico com muito afinco. E em 2019 recebi o convite da diretoria do Portal On Truck para escrever uma coluna e para estar conectada com o mundo do transporte e do turismo. Eu aceitei na hora, pois já tinha sido titular de uma coluna de turismo lá em Natal, que é a cidade onde me formei como jornalista. O novo para mim era o mundo dos transportes, mas eu adoro um desafio e hoje já conheço os bastidores do transporte brasileiro, e além da minha coluna escrevo ainda para a editoria Mulheres na Boleia.

 

On Truck – E como a mulher está inserida hoje no mundo do transporte brasileiro?

Camila Pimentel - A mulher hoje tem total domínio do segmento de transportes e há muitas caminhoneiras espalhadas por todo o Brasil. Mulheres hoje dirigem ônibus e caminhão e com muita competência. Na editoria Mulheres na Boleia já contei muitas histórias de guerreiras que não desistem do sonho e hoje estão dirigindo carretas.

A ideia desta editoria foi da jornalista Beatriz Souto. Estávamos numa reunião para formatação do portal e ela teve o inside de mostrar as mulheres neste mundo que antes era predominantemente de homens. Essa editoria é o nosso diferencial e sou muito feliz por mostrar histórias inspiradoras.  

 

On Truck – E o quais os planos para aperfeiçoar cada vez mais a comunicação no setor de transportes?

Camila Pimentel - Olha... Percebo um abismo enorme entre o setor de transporte e a sociedade. Na verdade, eu não gosto muito de comunicação segmentada. Defendo que a comunicação seja integrada e que a sociedade venha debater todos os assuntos. Os portais que divulgam exclusivamente notícias sobre transporte falam para o público especialista e interno. E a proposta do Portal On Truck é justamente tirar essa segmentação e mostrar para o público externo como funciona este setor tão importante para a economia brasileira. Afinal, transporte está ligado a política, ao turismo e a educação. Tudo se conecta.

 

On Truck – E qual o seu objetivo com a Coluna Bastidores do Transporte e Turismo?

Camila Pimentel - Quero mostrar para as pessoas que transporte e turismo estão ligados e andam juntos. O turismo receptivo, que é aquele que recebe o turista e apresenta os pontos turísticos do local, está totalmente integrado ao transporte. Mas o que vejo é que cada um vive no seu mundo e não se integram e assim fica difícil obter um engajamento da sociedade, pois para ter engajamento é preciso união.

 

On Truck – E o que marcou você durante esses quase dois anos em que escreve a coluna?

Camila Pimentel - Esta pandemia está sendo um fato marcante não só para mim, mas para todo o mundo. Vi os caminhoneiros continuarem trabalhando para não desabastecer o país e vi o turismo parando para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19. Não é fácil ver a economia do seu país ruir, mas agora surgiu uma luz no fim túnel. Eu torço e rezo todos os dias para que a vacina possa estancar esta crise na saúde e na economia do Brasil e de todo o mundo.

 

On Truck – Quais são os projetos para o futuro?

Camila Pimentel - Cada vez mais a população brasileira está debatendo política, a greve dos caminhoneiros foi um movimento político em 2018 e agora em 2021 quando ensaiaram uma nova paralisação também foi por motivações políticas. Quando você quer reivindicar algo como a tabela do piso mínimo do frete e reclamar sobre o aumento do preço do Diesel é com os órgãos públicos que você deve debater. Portanto, é preciso estar atento as movimentações do Executivo e do Congresso Nacional. Por isso, temos o objetivo de no futuro começarmos a entrevistar parlamentares integrantes da Comissão de Transportes tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado. Pois, nestas comissões tramitam projetos importantes para o crescimento e desenvolvimento do setor e todos que compõem esta cadeia devem ser informados do que está acontecendo nos bastidores da política e do transporte brasileiro.

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.