Sábado, 06 de Março de 2021 02:43
61 99574-8903
Entrevistas Histórias

Conheça o jornalista João Carlos Amador, contador dos fatos históricos do Distrito Federal

O jornalista também é colunista diário da Rádio CBN

13/02/2021 10h38 Atualizada há 3 semanas
Por: Camila Pimentel
Conheça o jornalista João Carlos Amador, contador dos fatos históricos do Distrito Federal

On Truck - Você é um jornalista com atuação de destaque no Distrito Federal e autor de cinco livros. Como chegou ao Portal On Truck?

João Carlos Amador - Fui convidado para participar pelo Eduardo Trindade, amigo desde a adolescência. Achei o projeto bem interessante e sobre um assunto que eu não costumo escrever.

On Truck – Você é autor do projeto Histórias de Brasília na internet que é sucesso de público no mundo virtual. Como surgiu este projeto?

João Carlos Amador - Ele começou em 2014 no Facebook. Meu objetivo era compartilhar curiosidades sobre a capital que eu encontrava em livros e revistas, mas que pouco apareciam na internet. Naquela época, perfis de resgate histórico das cidades eram bem raros. Creio que Brasília foi o segundo, depois de São Paulo. Atualmente, estou no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Rádio CBN e com um site próprio.


On Truck – Qual o objetivo do projeto Histórias de Brasília?

João Carlos Amador - O objetivo sempre foi divulgar o Distrito Federal em todos os seus aspectos, principalmente contando histórias de nossos construtores e moradores. Procuro fazer isso de várias formas e em várias mídias, como redes sociais, livros, revistas e rádio.


On Truck – E sobre o que você fala na sua coluna no Portal On Truck denominada de “Histórias na Estrada”?

João Carlos Amador - Na coluna eu sempre conto algum fato ou personagem histórico relacionado aos meios de transporte no Brasil. Pode ser de qualquer época e de qualquer estado.


On Truck – Você foi o primeiro lugar na categoria “Profissional de Mídias Sociais” do Prêmio “Brasília: O Novo Olhar do Turismo”, promovido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal. A que você atribui o primeiro lugar neste prêmio?

João Carlos Amador - Um prêmio é sempre um ótimo e bem-vindo reconhecimento. Creio que o Histórias de Brasília acabou se tornando uma referência não só na capital, como no resto do país, de um material confiável e de qualidade sobre Brasília. Já são mais de seis anos de produção incessante de conteúdo.


On Truck – Qual a sua relação com o mundo dos transportes?

João Carlos Amador - Minha relação é apenas de usuário. E acho muito interessante, para meu próprio crescimento, me aprofundar nesse mundo com pesquisas e materiais para escrever sobre o assunto.


On Truck - – Como publicitário e jornalista, o que você acha que deve ser feito para aperfeiçoar a comunicação no setor de transportes no Brasil?

João Carlos Amador - Acho que estamos no caminho certo, já. Há muita gente qualificada e conteúdo de excelência sendo publicado. As mídias sociais estão conseguindo ampliar o alcance e reunir grupos de interesses bem específicos. E portais como o On Truck são fundamentais para produzir e reunir esse material.


On Truck - Quais seus projetos para o futuro?

João Carlos Amador - Tenho dois mais imediatos: lançar livros de Histórias de Brasília para crianças, bem focados em fatos da capital que não estão nos livros didáticos, e começar a produzir conteúdo em podcasts, formato que nunca explorei até hoje.

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.