Sábado, 06 de Março de 2021 02:52
61 99574-8903
Geral Economia

Ministérios do Turismo e de Minas e Energia implementam Sistema de Gestão de Energia

O objetivo é reduzir as despesas do prédio do Ministério do Turismo

20/02/2021 09h00 Atualizada há 2 semanas
Por: Camila Pimentel
Foto : Reprodução/Governo Federal
Foto : Reprodução/Governo Federal

Com o objetivo de reduzir o consumo de energia e os gastos com eletricidade, um Sistema de Gestão de Energia está sendo implementado no edifício sede dos ministérios do Turismo e de Minas e Energia, em Brasília (DF). O Acordo de Cooperação Técnica que prevê a implementação do sistema foi assinado no fim do ano passado.

Como parte dessa iniciativa, o bloco passará pelo processo de certificação da ISO 50.001, que traz diretrizes sobre desempenho e eficiência energética e tem o objetivo melhorar o sistema de gerenciamento de energia.

Assim, os ministérios se colocam na vanguarda das ações para promoção da eficiência energética na administração pública, com potencial de tornar-se um modelo para toda a Esplanada dos Ministérios.

O acordo, assinado em dezembro de 2020, estabelece a troca de experiências, mediante capacitação de pessoal, realização de estudos técnicos e legais, intercâmbio de documentação e outras ações que possam ser interessantes para tal fim. Além disso, determina a nomeação de dois servidores de ambos os ministérios para atuar na gestão e coordenação da ação.

A parceria não implicará em transferência de recursos orçamentários de ambas as partes, ficando sob responsabilidade do Ministério de Minas e Energia as despesas específicas da implantação do novo sistema de gestão energética. 

O documento terá duração de 5 anos e poderá, a qualquer momento, ser revisado e ajustado de acordo com o interesse dos dois ministérios, por meio da celebração de Acordo Aditivo. As Pastas deverão supervisionar o cumprimento de todas as atividades que fazem parte do acordo, assim como, prestar esclarecimentos e solucionar possíveis problemas que possam surgir no decorrer do processo.

 

Fonte: Ministério do Turismo e Minas e Energia

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.