Sábado, 10 de Abril de 2021 08:21
61 99574-8903
Geral Geral

Paraná promove evento sobre Educação Fiscal em tempos digitais

Encontro nacional promovido pela Escola Fazendária com apoio do Confaz abre inscrições para o cadastro de trabalhos que relatem iniciativas de estr...

10/03/2021 21h36 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Escola Fazendária do Paraná (Efaz) e o Confaz promovem uma iniciativa inédita no País para debater a revolução digital no âmbito da educação fiscal: é o Encontro de Inovação Digital: Caminhos para a Educação Fiscal, que acontecerá em 20 de maio por plataformas online. As inscrições já estão abertas e vão até 30 de março.

O evento tem como objetivo disseminar estratégias digitais utilizadas pelas instituições que promovem a Educação Fiscal no Brasil. Para isso, estão abertas as inscrições de trabalhos com relatos de experiências ou projetos de educação fiscal com utilização de recursos digitais. Os cases inscritos serão apresentados durante o evento ao vivo, em videoconferência transmitida peloYoutube

Podem participar instituições públicas ou privadas de todo o Brasil, assim como professores e alunos de instituições de ensino. Os trabalhos devem relatar iniciativas que tenham a finalidade de fomentar o desenvolvimento de ações com foco no mundo digital por grupos de todo o País. Tais projetos podem estar concluídos, em execução ou em fase de planejamento. Também é possível a submissão de estudos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência.

“A ideia é que nós possamos fomentar a colaboração entre os estados para que, através desta troca, aprender com as experiências de cada local, utilizar projetos aplicados em outros estados e também compartilhar nossas ideias em benefício da sociedade”, explica Mário Brito, diretor da Efaz.

INSCRIÇÕES DE CASES - As inscrições de trabalhos podem ser efetuadas até 30 de março por meio do formulário eletrônico no site da Escola Fazendária do Paraná.

No ato da inscrição, o autor deverá submeter um resumo do trabalho, que deverá conter introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento e conclusões. O texto do resumo é limitado a até 5 mil caracteres, considerando-se os espaços.

Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento até 14 de abril e no dia do evento terão 15 minutos para apresentação por meio de videoconferência. O autor do trabalho aprovado deve enviar apresentação em PowerPoint ou PDF até 5 de maio para o e-mail efaz@sefa.pr.gov.br. Todos os trabalhos apresentados ficarão registrados no site do evento após a apresentação.

PALESTRAS – Além da apresentação dos trabalhos, o evento contará também com palestras sobre o tema, com programação ainda a ser divulgada.

IMPORTÂNCIA – A Educação Fiscal é um conjunto de ações educativas que visa mobilizar os cidadãos para a compreensão da função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade, bem como entender o papel do Estado e sua capacidade de financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública e o papel do cidadão. “Num país como o Brasil, onde o sistema tributário é complexo e há um emaranhado de normas, disseminar a educação fiscal é essencial. A população em geral tem sérias dificuldades para compreender o que paga de tributos e onde são aplicados os recursos”, afirma o secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia Junior.

No estado do Paraná, a Efaz, criada pela Secretaria da Fazenda em 1978, é o órgão responsável por ações relacionadas à Educação Fiscal. A instituição oferece cursos presenciais e online para servidores públicos e para a sociedade em geral, além de ter parcerias com a Secretaria estadual da Educação para a disseminação de conteúdos junto aos estudantes paranaenses.

SERVIÇO: Encontro de Inovação Digital: Caminhos para a Educação Fiscal.

Inscrições de trabalhos: 2/3/2021 a 30/3/2021 (www.efaz.fazenda.pr.gov.br/InovacaoDigital)

Evento: 20/5/2021 (quinta-feira) - Transmissão online pelo Youtube.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.