Terça, 20 de Abril de 2021 06:49
61 99943-0207
Geral Infraestrutura

Obras na Ponte sobre o Rio Araguaia na BR-153 TO/PA seguem em ritmo acelerado

O empreendimento está dentro do cronograma previsto

13/03/2021 15h37
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto : Divulgação/DNIT
Foto : Divulgação/DNIT

Atualmente, 141 colaboradores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, trabalham nas obras de construção da Ponte sobre o Rio Araguaia na BR-153 TO/PA, que vai interligar as cidades de Xambioá em Tocantins a São Geraldo do Araguaia, no Pará.

Quando finalizada, a ponte que terá a extensão total de 1.727,37 metros, vai unir pessoas que residem nos dois municípios eliminando a dificuldade de travessia do Rio Araguaia. A obra de arte especial vai impulsionar o comércio e a troca de serviços entre os dois estados.

No trecho em terra, do lado do estado de Tocantins, 100% das estacas estão concluídas. No trecho em lâmina d'água e no trecho em terra do lado do Pará, das 156 estacas, 67 já foram executadas e está sendo montada mais uma balsa para acelerar esses serviços, com previsão de início em abril. A segunda frente vai acelerar os serviços das fundações. Os blocos de coroamento seguem em bom ritmo e dos 38 a serem executados, 19 já estão prontos.

Os pilares e travessas seguem rigorosamente o cronograma de execução. Dos 38 conjuntos projetados, 17 conjuntos de pilares já estão executados e 12 unidades das travessas também já estão executadas. O lado do estado do Tocantins está concluído e o lado do Pará está aguardando o deslocamento da balsa da Pipes. As vigas pré-moldadas estão sendo armadas com previsão de concretagem nos próximos dias e seu lançamento está programado para o início de abril.

No plano básico da ponte é prevista a execução de diversos programas ambientais, com periodicidade distintas, sendo alguns executados em meses específicos. Já outros estão previstos durante todo o tempo de execução da obra. Entre eles, estão os programas de monitoramento da qualidade da água e da fauna aquática, o programa de educação ambiental e o programa de monitoramento arqueológico.

Segue em fase de elaboração de projetos o Trecho Navegável com previsão de entrega ainda neste mês de março. Com faturamento acumulado de R$ 28.706.088,67, a obra encontra-se com 22,5% dos serviços executados. A previsão de conclusão é setembro de 2022.

Confira abaixo uma imagem em 2D, na modelagem BIM, que traz uma ideia de como esta grande obra civil ficará após sua conclusão.

  

interna.jpeg

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.