Quinta, 22 de Abril de 2021 07:38
61 99943-0207
Geral Normas

IPR/DNIT atualiza duas normas do tipo Método de Ensaio

Normativos são utilizados para determinação de parâmetros volumétricos das misturas asfálticas

13/03/2021 15h38
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto : Divulgação/DNIT
Foto : Divulgação/DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou, no dia 8 de março, durante reunião de sua Diretoria Colegiada, a publicação de duas normas atualizadas do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR/DNIT).  São elas:

DNIT 411/2021 – ME – Pavimentação – Massa específica, densidade relativa e absorção de agregado miúdo para misturas asfálticas.

DNIT 413/2021 – ME - Pavimentação - Massa específica, densidade relativa e absorção de agregado graúdo para misturas asfálticas.

Os dados de densidade e absorção obtidos por esses documentos normativos são utilizados para determinação de parâmetros volumétricos das misturas asfálticas, tais como volume de vazios (Vv), relação betume-vazios (RBV) e VAM (vazios do agregado mineral) e outros.     

BR-359.jpg          

As revisões foram motivadas pela necessidade de atualizações das definições e conceitos técnicos e equações empregados não só no Brasil, como também em outros países, uniformizando e facilitando o entendimento dos parâmetros descritos na norma.

As normas podem ser acessadas no link abaixo:

https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/coletanea-de-normas/coletanea-de-normas/normas-publicadas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.