Quinta, 22 de Abril de 2021 08:25
61 99943-0207
Geral INSTITUCIONAL

DNIT publica normativo que autoriza Programa de Gestão por Demandas

Modalidade moderniza práticas de gestão

17/03/2021 14h19
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto : Divulgação/DNIT
Foto : Divulgação/DNIT

Nesta segunda-feira (15/03), foi publicada a Instrução Normativa nº 06/2021, que estabelece o Programa de Gestão de Demandas (PGD) no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Na prática, o PDG é um acordo realizado entre a administração e os servidores, sejam eles ocupantes de cargo efetivo, temporário, de cargo em comissão ou empregados públicos, para a realização de uma lista de atividades em determinado período.

Trata-se de uma modalidade de trabalho que busca otimizar as entregas do serviço público, focando em resultados, aperfeiçoamento dos princípios da administração pública, como a eficiência, aliada ao aprimoramento da gestão de pessoas e da qualidade de vida dos servidores.

Com o PGD, o DNIT visa aumentar a produtividade e a qualidade das atividades realizadas; adotar práticas e instrumentos de gestão que forneçam mensuração de processos de trabalho; e melhorar os programas de qualidade de vida dos seus servidores. Além disso outros benefícios seriam a manutenção de talentos no DNIT, a redução dos níveis de absenteísmos, em decorrência de doenças ocupacionais, e a própria redução de custos do Departamento.

A participação no PGD dependerá do interesse do servidor e da autorização do dirigente de cada unidade. A partir de 1º de abril, o programa poderá ser realizado presencialmente, mas também permitirá que os servidores executem suas atividades em regime de teletrabalho, tanto parcial quanto integral.

Outra novidade do PGD é a possibilidade de as atividades de uma unidade serem executadas por um servidor de outra unidade que seja participante do programa. Nesse caso, é necessária a autorização da chefia imediata, Diretores ou Superintendentes Regionais de ambas unidades, formato esse denominado PGD cruzado.

Além das chefias imediatas, o PGD será monitorado pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas/CGGP da Diretoria de Administração e Finanças e pela Coordenação-Geral de Modernização e Gestão Estratégica/CGMGE da Diretoria Executiva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.