Sábado, 10 de Abril de 2021 08:44
61 99574-8903
Geral Tocantins

Fiscalização ambiental realiza ronda ostensiva avançando o rio Caiapó e afluentes do Cantão

Além da apreensão de arma de fogo a equipe realizou abordagem para sensibilização das pessoas às margens dos cursos d’água

17/03/2021 23h25 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins - Cleide Veloso
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Equipes de fiscalização Operação Piracema no Tocantins percorrem o rio Caiapó e afluentes na região do Cantão em ação integrada de repressão à prática de crime ambiental. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em operação conjunta com a Polícia Militar Ambiental do Tocantins (BPMA-TO) e Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão informa nesta quarta-feira, 17, que mais uma equipe percorreu, no último fim de semana de 12 a 14 de março, as margens de córregos e rios nos municípios de Marianópolis, Araguacema e Monte Santo. Durante a ronda, as equipes também realizaram uma blitz ambiental que resultou na apreensão de uma espingarda calibre 32 e condução do portador à unidade da Polícia Civil.

“Estamos intensificando rondas ostensivas de fiscalização, principalmente nos fins de semanas, além da realização de sensibilização ambiental sobre o período de defeso, aos frequentadores das margens de rios. É importante lembrar que a prática de pesque e solte exige material apropriado e permanece a cota-zero para o transporte de pescado”, alerta Cândido José dos Santos Neto, gerente de fiscalização do Naturatins.

O Naturatins reitera que o período da Piracema no Tocantins continua vigente até o próximo dia 30 de março. Para consultar a publicação no Diário Oficial acesse Portaria Naturatins nº 46/2021, que prorroga o período da piracema fixado pela Portaria/Naturatins nº 124/2020.

Denúncia/Fiscalização

O Naturatins disponibiliza o canal de denúncia Linha Verde para que a população possa ajudar a coibir crimes ambientais, especialmente no que se refere à pesca ilegal. O registro pode ser feito de forma anônima e gratuita via internet, no site naturatins.to.gov.br,  por meio do Linha Verde , ou pelo telefone 0800 063 1155.

O Naturatins conta com a parceria do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marinha do Brasil (Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins), Instituto Brasileiros de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público Estadual (MPE), Delegacia Especializada de Repressão  à Crimes Contra o Meio Ambiente  e Conflitos Agrários (Demag), Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas, Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas,  Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) e  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), nas operações de fiscalização integrada realizadas em todo o Estado.

Edição: Alba Cobo

Fiscalização Piracema avança em afluentes - Naturatins/Governo do Tocantins
Fiscalização Piracema avança em afluentes - Naturatins/Governo do Tocantins - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Fiscalização Integrada apreende arma de fogo - Naturatins/Governo do Tocantins
Fiscalização Integrada apreende arma de fogo - Naturatins/Governo do Tocantins - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Fiscalização Integrada aborda veículos - Naturatins/Governo do Tocantins
Fiscalização Integrada aborda veículos - Naturatins/Governo do Tocantins - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Equipe conduz ocorrência para Polícia Civil - Naturatins/Governo do Tocantins
Equipe conduz ocorrência para Polícia Civil - Naturatins/Governo do Tocantins - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Blitz ambiental confere cota zero para transporte de pescado - Naturatins/Governo do Tocantins
Blitz ambiental confere cota zero para transporte de pescado - Naturatins/Governo do Tocantins - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.