Quarta, 05 de Maio de 2021 22:40
61 99943-0207
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto amplia pena para roubo de combustível em dutos e pontos de estocagem

O texto altera o Código Penal e a Lei dos Crimes Hediondos

29/03/2021 20h57 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Hélio Lopes: esse tipo de infração tem crescido no Brasil - (Foto: Acervo Câmara dos Deputados)
Hélio Lopes: esse tipo de infração tem crescido no Brasil - (Foto: Acervo Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 131/21 amplia as penas para o crime de furto de derivados de petróleo (como gasolina, óleo diesel e gás natural) e etanol das instalações de armazenamento ou dos dutos de movimentação de combustíveis. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, o crime será considerado hediondo e classificado como furto qualificado, punido com reclusão de 4 a 10 anos e multa. O projeto altera o Código Penal e a Lei dos Crimes Hediondos.

Para o deputado Helio Lopes (PSL-RJ), autor da proposta, “é imperioso modernizar a legislação penal e melhor disciplinar o crime de furto de combustíveis diretamente dos dutos de transporte ou de pontos de estocagem”.

Lopes acrescenta que esse tipo de infração tem crescido no Brasil nos últimos anos. A Petrobras, por exemplo, relatou que em 2018 foram registradas 261 ocorrências de desvios clandestinos nos dutos da Transpetro, subsidiária da companhia.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.