Quinta, 24 de Junho de 2021 13:05
61 99943-0207
Geral Tocantins

Tocantins: Avanços na gestão do turismo e desafios da pandemia são debatidos pelo Fórum Estadual de Turismo

Encontro virtual foi o primeiro da agenda de 2021 e contou com a participação de novos membros

07/04/2021 09h59 Atualizada há 3 meses
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins - Adetuc
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Parcerias e projetos em andamento, realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e outras pastas, bem como as demandas do setor voltadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 estiveram em debate nesta terça, 6, durante a 80ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Foestur). O encontro virtual foi o primeiro da agenda de 2021 e também contou com a apresentação de novos membros representantes de entidades que integram o colegiado, além de contar com a primeira participação do novo presidente do Fórum e gestor da Adetuc, Jairo Mariano.

Após a apresentação dos novos membros, que passam a representar o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Agência de Turismo de Palmas (Agtur), e abertura oficial do presidente Jairo Mariano, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens no Tocantins (Abav-TO), Marcelo Perim, apresentou dados sobre a queda da atividade turística e solicitou medidas de apoio, incluindo a suspensão de taxas municipais e estaduais, e ainda a abertura de fundos de auxílio específicos.

O presidente da Adetuc esclareceu que já há anuência do governador Mauro Carlesse quanto a suspensão das parcelas e juros dos empréstimos contratados junto à Agência de Fomento, ressaltou que o pedido de suspensão do pagamento do IPVA já foi encaminhado para a Secretaria da Fazenda (Sefaz), que está avaliando a possibilidade, e que a Pasta trabalha para evitar a suspensão das atividades turísticas no Jalapão. Já o recolhimento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresários enquadrados no Simples Nacional ficará suspenso por três meses.

Ao longo da reunião também tratou-se do Fungetur, linha de crédito destinada às empresas do turismo inscritas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos Cadastur. Representando a Caixa Econômica Federal, João Antônio Campos esclareceu que há recursos disponíveis para empréstimo.

O Processo de Concessão dos Parques Estaduais, uma ação desenvolvida pela Adetuc em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) também entrou em pauta. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, explicou que o Governo trabalha com a consultoria do BNDES para conceder a gestão do Centro de Visitantes do Parque Estadual do Cantão, e da pousada sob gestão do governo localizada na região. No Parque Estadual do Jalapão, serão trabalhadas as Dunas, a trilha da Serra do Espírito Santo e a Fazenda Tri Agro, que inclui a Cachoeira da Velha. “O produto será lançado no mercado levando em conta aspectos sociais, ambientais, arquitetônicos e jurídicos, até 2022”, esclareceu Warley.

Maria Antônia Valadares, superintendente de Turismo, enfatizou que não se trata de um processo de terceirização, enquanto Jairo Mariano ressaltou a inclusão do aspecto social, com implementação de projeto de Turismo de Base Comunitária para beneficiar as comunidades locais. “Teremos audiências públicas para garantir a transparência e participação da comunidade”, completou.

Outros temas abordados na reunião foram a adesão à Plataforma Integrada do Turismo (PIT), por meio de convênio com o Estado de Minas Gerais, e ainda o reconhecimento formal da Instância de Governança Regional das Serras Gerais como a primeira a IGR legalmente formalizada, com CNPJ próprio, o que será uma exigência do Ministério do Turismo a partir de 2022.

Jairo Mariano encerrou a reunião informando que os Guias de Pesca Esportiva e de Observação de Aves estão prontos, aguardando agenda do governador Mauro Carlesse para lançar estes produtos, assim como o Observatório do Turismo. Tratou ainda da realização de cursos de qualificação e ressaltou o empenho para alcançar benefícios para o trade turístico, incluindo obras de infraestrutura no Jalapão. “O turismo representa um segmento importantíssimo no Tocantins, com grande geração de renda, e estamos trabalhando para melhorar”, completou o presidente.

Edição: Alba Cobo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.